Comunidade do Sana participa de reunião do Conselho Gestor

11/05/2005 18:17:51 - Jornalista: Marilene Carvalho

Comerciantes e representantes de diversos segmentos tiveram marcante participação na reunião do Conselho Gestor da APA do Sana (Sanapa), realizada na base da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Água (Emhusa), nesta quarta-feira (11).

Durante o encontro foi feita avaliação das ações desenvolvidas no feriado da Semana Santa, e a apresentação dos resultados de estudos das câmaras técnicas, em que foi priorizada a divulgação das informações sobre a lei de zoneamento urbano específica para o Sana.

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Obras e de Agricultura, MacaéTur e Grupo Pequena Semente. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, que preside o Sanapa, a participação efetiva da comunidade nas reuniões do Conselho é importante para os moradores conhecerem os desdobramentos das demandas encaminhadas à administração municipal. “A presença do poder público na comunidade, através de um trabalho integrado das equipes, representa a continuidade das ações para a implementação da APA do Sana”, explica o secretário, elogiando a adesão da comunidade.

Visando ordenar o turismo local nos períodos em que o fluxo de visitantes é muito grande, foram adotadas medidas que já mostraram bons resultados. Uma delas é o controle de acesso às cachoeiras e a permanência de guarda-vidas nos locais de maior movimento, como o Escorrega. Outra ação aplaudida pela comunidade refere-se à poluição sonora proveniente da sonorização em bares localizados no Arraial. Desde o feriado da Semana Santa, ficou estabelecido que a partir das 2h da manhã só será permitida a utilização de som acústico, em respeito à lei do silêncio e ao descanso dos moradores.

Outras ações pontuais foram levantadas na reunião, como a destinação de um espaço para a venda de artesanatos, monitoramento da água, orientação técnica aos agricultores e a instalação de um centro administrativo local, a exemplo do que vem sendo implantado nos bairros da cidade, através da setorização. O segundo turno da reunião foi dirigido pelo presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi, que abriu espaço às perguntas dos moradores. De antemão, Longobardi apresentou a informação de que estagiários de Turismo, alunos da UNED, irão fazer um inventário turístico do Sana, com supervisão de profissionais capacitados nesta área. O início do estudo está previsto para daqui a duas semanas.