Conferência da Cidade começa dia 26 de julho

22/07/2005 17:27:30 - Jornalista: Catarina Brust

A II Conferência Municipal da Cidade de Macaé vai ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). No primeiro dia a Conferência começa às 8h, no segundo às 9h, e no terceiro às 14 hs.

A Conferência está sob a responsabilidade da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) e por uma Comissão Preparatória instituída de acordo com o regimento da Conferência Nacional. A comissão é formada por 25 integrantes. Destes, sete representam o Poder Executivo; três o Legislativo; seis os movimentos populares; três os empresários ligados ao desenvolvimento urbano; três os trabalhadores; um as organizações governamentais, e dois as entidades profissionais e acadêmicas.

A II Conferência Municipal da Cidade de Macaé foi convocada através de decreto do prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB) e tem como presidente o coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet. A Conferência desenvolverá os seus trabalhos a partir do lema “Reforma Urbana: Cidade para todos” e sobre o tema “Construindo uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, e tem como tema específico “Construindo o Plano Diretor de Macaé”.

Dividida em dois dias e meio, a Conferência será aberta pelo prefeito de Macaé e pelo coordenador do Plano Diretor. Haverá palestras seguidas de debate, sobre diversos assuntos, como transporte, região serrana, meio ambiente e saneamento, habitação, etc. Ao final, será elaborado um relatório a ser encaminhado ao prefeito do município, ao presidente da Câmara Municipal e a cada representante dos segmentos que compõem a Comissão Preparatória e às comissões preparatórias regional e estadual e à Comissão Executiva Nacional.

Durante a Conferência serão instaladas as Câmaras Temáticas com o objetivo de garantir a efetiva participação da população, através dos diversos segmentos da sociedade, na definição da uma nova Política Municipal de Desenvolvimento Urbano.

As inscrições podem ser feitas até este domingo (24) pela internet no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. O número máximo de participantes é de 300. Se não for completado esse total, as vagas restantes serão disponiblizadas no dia da abertura da Conferência às 8h.