Conferência discute direito, participação e poder para as mulheres

03/09/2015 12:20:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada entre os dias 16 e 17 deste mês. A portaria de convocação que considera a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas para as mulheres em Macaé, assinada pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, e pela presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), já foi publicada. Este ano o tema da Conferência é: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

Para a organização da IV Conferência foi instituída uma comissão coordenada pelas presidente e vice-presidente do Condim, com composição paritária dos representantes do governo e da sociedade civil e o apoio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Segundo a presidenta do Comdim, Conceição de Maria Rosa, o evento irá fortalecer a política nacional para as mulheres, propor metas e diretrizes, reforçando o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

A IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Estrada do Caminho, Ajuda de Baixo, das 14h às 17h30, no dia 16 e das 8h às 17h, no dia 17, terá quatro eixos de debates e elegerá 10 delegadas de Macaé para a conferência estadual que ocorrerá no mês de dezembro.

Os interessados em participar poderão se inscrever no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), na Rua São João, nº 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal), ou enviar dados (Nome, CPF, telefone, e-mail, endereço e entidade que representa) para o e-mail conferenciamulher2015@yahoo.com.br.

Veja a programação:

Dia 16

13h30 – Credenciamento.

14h30 – Mesa de abertura com a participação do Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.

15h30 – Leitura e Aprovação do Regimento.

16h – Apresentação artística dos Portadores da Alegria.

16h30 – Mesa I - Contribuição dos Conselhos dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas: avanços e desafios, com Sonia Latgé - conselheira do Cedim/RJ.

17h30 - Encerramento

Dia 17

8h- Abertura

8h15 - Mesa II - Mais direitos, participação e poder para as Mulheres, com Adriana Mota, superintendente de Enfrentamento à Violência contra as mulheres da Subsecretaria de Politicas para Mulheres/Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos/RJ e representante da OAB.

10h – Trabalhos em Grupo. Eixo I - Contribuição dos Conselhos dos Direitos das Mulheres e dos movimentos feministas: avanços e desafios. Mediadora Zoraia Dias. Eixo II - Estruturas institucionais e politicas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios. Mediadora Jane Roriz. Eixo II - Sistema político com a participação das mulheres e igualdade. Mediadora Conceição de Maria.

Eixo IV - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Mediadora Adriana Mota.

12h15 – Intervalo para o almoço.

13h15 – Apresentação artística com as crianças do Cras Nova Esperança.

13h30 - Plenária.

17h – Escolha das delegadas.

17h 30 – Encerramento.