Conferência discutirá os desafios de envelhecer no século XXI

24/05/2019 11:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Luis Gustavo Malheiros

Conferência do Idoso será realizada no CCI, na Ajuda

O Conselho do Idoso de Macaé (Conim) realizará a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na quarta-feira (29) das 8h às 17h, no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda. Para este evento são 200 participantes inscritos, entre os dias 21 e 23 de maio. A conferência é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

O tema da conferência, determinado por ação nacional dos conselhos para a realização de conferências estaduais e municipais, é "Os desafios de envelhecer no século XXI: o papel das políticas públicas".

Segundo a vice-presidente do Conim, Marilea Ramos, a conferência terá escuta aos idosos em relação às políticas públicas concernentes aos direitos deles. "Estes são direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, por exemplo: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer", explica.

A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa determinará a eleição de quatro delegados para representar Macaé na etapa estadual, e tem como proposta reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada.

Os grupos de trabalho se reunirão em quatro eixos: 'Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas'; 'Educação: assegurando direitos e emancipação humana'; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa' e Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas'.

"Queremos juntar, especialmente, as próprias pessoas idosas para debate dos principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas. Estas refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas", completa Marilea.

O CCI fica na Estrada do Caminho, s/nº, Ajuda de Baixo.