Conferência Municipal de Saúde continua neste sábado

12/08/2005 17:32:07 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Aberta na noite desta sexta-feira, a VII Conferência Municipal de Saúde prossegue neste sábado, com a palestra “Rede Assistencial de Saúde” e a explanação do secretário de Saúde, Fernando Diogo e o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Junior sobre o funcionamento do sistema municipal de saúde.

Na parte da tarde, serão realizadas as oficinas de trabalho com os temas “Comunicação: Informação, divulgação, e a relação entre os serviços”; “Controle social e participação comunitária”; “Relação dos usuários e profissionais da rede de saúde: Direitos e deveres” e “Redes de serviços da saúde e redes sociais: Além dos encaminhamentos”.

O tema central deste ano é “Serviços de Saúde: Rede Assistencial e Rede Social”, que tem como objetivo mostrar aos profissionais de saúde e a comunidade como o sistema pode ser utilizado em toda sua plenitude e não de forma fragmentada.

A coordenadora do evento, Naly Almeida, acrescenta que os profissionais de saúde e a comunidade precisam saber usar o sistema de saúde, conhecer os serviços e saber como e o que se deve esperar dele. “É preciso diferenciar as funções do Programa Saúde da Família das atividades prestadas em Pronto Socorro e em um hospital de emergência, como é o caso do Hospital Público Municipal (HPM)”, diz.

Conferência - As conferências municipais acontecem a cada dois anos com a participação dos vários segmentos sociais. A participação da população nesses eventos é também um direito e um dever de cidadania.

Confira a programação

8h – Inscrições e credenciamento
8h às 8h30 – Café da manhã
9h15 às 11h – Palestra: Rede Assistencial de Saúde
11h – Teatro
11h45 às 13h – Almoço
13h – Organização dos trabalhos
13h30 – Discussão dos Grupos
15h30 – Plenária