Conselho aprova Regimento da Escola Municipal de Artes

13/09/2005 17:30:29 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conselho Municipal de Educação aprovou no último dia 06, o Regimento da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Segundo a coordenadora da Escola, Terezinha Vasconcelos, a iniciativa vem reconhecer a instituição como um meio voltado ao ensino da arte, além de valorizar o trabalho do estabelecimento. “Macaé é uma das poucas cidades do Brasil com uma escola inteiramente voltada para a formação na área”, comenta Terezinha.

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, criada pela Lei nº 2.426/2003, é vinculada e subordinada à Fundação Macaé de Cultura, com objetivo de promover Educação profissional. Atualmente, conta com 400 alunos, distribuídos nos cursos de teatro, de música clássica, contemporânea e internacional (Conservatório Macaé de Música), no Coral da Cidade de Macaé e nas aulas de desenho, realizadas no Centro Macaé de Cultura. Só na área de artes cênicas há 20 professores, que ministram cursos profissionalizantes e de iniciação ao teatro. Canto, expressão corporal, história do teatro, cenografia e outras especialidades são ensinadas aos mais de cem alunos teatro.

“Ferocidade”

Dez atores da Escola de Arte Maria José Guedes irão interpretar a peça Ferocidade, do dramaturgo Ricardo Meireles, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Teatro Municipal. Em homenagem aos 50 anos do Colégio Estadual Luiz Reid, onde o autor foi aluno e professor de história. A bilheteria será totalmente fechada, no primeiro dia de apresentação, para a comunidade escolar – professores, alunos e funcionários – daquela instituição de ensino.