Consultas na Casa da Criança têm nova forma de agendamento

11/04/2018 11:58:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Marcação de pediatria deve ser feita pessoalmente, de 7h30 às 18h30, na Casa da Criança

Como parte do projeto de reestruturação do sistema de marcação de consultas da rede municipal de saúde de Macaé, a Casa da Criança e do Adolescente passa a adotar o agendamento das consultas de pediatria e de especialidades pediátricas para o mês de maio, por meio da Central de Regulação de Acesso.

A coordenadora da Casa da Criança, Fernanda Daflon, explica que as consultas, que eram agendadas sempre na última sexta-feira de cada mês, agora serão feitas diariamente, sempre de 7h30 às 18h30, na Casa da Criança. Os pais ou responsáveis devem procurar a unidade levando o Cartão SUS do filho (a). "A nossa marcação para o mês de maio para pediatra seria no próximo dia 27, mas com a nova metodologia, este agendamento pode ser feito todos os dias", disse.

Fernanda acrescenta que o mesmo procedimento é válido para a marcação do teste da linguinha e da orelhinha e as especialidades de pneumologia, alergista, neuropediatra, nefrologia, gastroenterologia, dermatologia, cardiologia e ginecologia. No caso de marcação de consulta para especialista, os pais ou responsáveis devem se dirigir à recepção da unidade onde a criança foi atendida e entregar o encaminhamento do pediatra e o Cartão SUS. O setor administrativo irá encaminhar a solicitação à Central de Regulação de Acesso que vai informar, por telefone, o dia, horário e o local da consulta.

- Com esse novo sistema de agendamento de consultas, por meio da Central de Regulação de Acesso, evitamos as filas -, contou.

A Central de Regulação não funciona dentro da Casa da Criança e conta com uma equipe que faz a triagem das solicitações, obedecendo todos os protocolos. O paciente não tem contato direto com os profissionais da Regulação.

A nova metodologia já foi implantada em toda a rede de saúde. Atualmente, os usuários que necessitam de consultas especializadas estão sendo encaminhados para o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Centro de Especialidades Dr. Moacir Santos (Barracão) e o Ambulatório de Especialidades Madre Tereza de Calcutá.

Locais de atendimento

Ambulatório

Núcleo Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

UBS Imboassica

UBS Colônia dos Pescadores Z

ESF Glicério

NUAM Visconde

ESF/UBS Morro de São Jorge

EACS/UBS Córrego do Ouro

ESF/UBS Sana

ESF/UBS Praia Campista

ESF/UBS Bicuda Pequena

UBS São José do Barreto

Policlínica Novo Cavaleiros

Coordenadoria Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan)

ESF Ajuda de Baixo

Programa Municipal de DST/AIDS

Casa da Criança e do Adolescente