Continua vacinação antirrábica de cães e gatos

12/07/2017 12:51:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

Fazenda Piracema e Jardim Carioca I recebem equipe de imunização nesta quinta-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Macaé segue com a vacinação contra a raiva animal. Nesta quarta-feira (12) a imunização de cães e gatos está concentrada no Novo Eldorado (Rua 61, número 350) e na Vila Badejo (ponto final das vans). Na quinta-feira (13) será a vez da Fazenda Piracema (praça principal) e do Jardim Carioca I (Rua São João); na sexta-feira (14), Jardim Esperança e Jardim Carioca recebem equipe volante. O cadastro para castração de cães e gatos também é feito.

Devem ser vacinados todos os animais a partir dos cinco meses de vida. A coordenação do CCZ alerta que a vacina antirrábica é o principal meio de controle desta doença, que é letal para animais e humanos. A raiva é uma doença contagiosa e incurável.

Na primeira etapa da campanha, na Região Serrana, foram imunizados 2.972 animais. De 22 de junho a 11 de julho foram vacinados 3.177 cães e 786 gatos no perímetro urbano.

No ano passado foram vacinados 19.038 animais, sendo 16.063 cães e 2.945 gatos. A orientação do CCZ aos proprietários de animais é para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde, devem se recuperar antes.

A campanha segue na próxima semana: na segunda-feira (17), Nova Esperança (Varandão); na terça-feira (18), Village Parque (volante) e a continuação do processo na Nova Esperança; na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20), Parque Aeroporto (Praça da Ampra e Praça Principal); na sexta-feira (21), Nova Holanda (em frente ao ESF) e Ilha da Caieira (entrada).


Fotos Relacionadas