Continuam abertas as inscrições para Guarda Sênior

02/12/2005 15:05:13 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda de Macaé continua fazendo inscrições para o preenchimento de vagas para a implantação do projeto Guarda Sênior. O programa é direcionado, exclusivamente, para idosos - tanto homens quanto mulheres - aposentados e com boas condições físicas para o trabalho. Nesta sexta-feira o projeto foi levado à Córrego de Ouro.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Elaine Chança, o objetivo é reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho para preencher a ociosidade surgida após anos de vida profissional. Com esse projeto, a Guarda está dando a sua parcela de contribuição no que diz respeito à responsabilidade social. “Nós estamos dando mais um passo, por mais simples que possa parecer, rumo ao desenvolvimento da sociedade”, disse.

Elaine falou que o projeto está sendo bem aceito pela sociedade e muito procurado, não só pelos macaenses, mas, também, por pessoas de municípios vizinhos como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Carapebus. “Projeto como este, deveria servir de exemplo para todos aqueles que se preocupam com o futuro da população”, ressaltou.

Segundo ela, até o momento foram feitas cerca de 130 inscrições. Após essa etapa, todos os inscritos serão convocados em janeiro do próximo ano para a realização de exames médicos, testes de avaliação e aptidão físicos. Os aprovados terão de cumprir uma escala de 6h por dia e vão receber salário de R$ 300,00.

Para Sebastiana Ribeiro, 62 anos, que trabalhou como costureira, a iniciativa da Guarda é muito boa. “Tenho um filho desempregado e esse dinheiro vai ajudar nas despesas da casa”, comentou. Já Manuel Pereira da Silva Neto, 63 anos, falou que o projeto é válido para proporcionar uma ocupação digna aos idosos. “Essa ajuda de custo será uma força na remuneração da aposentadoria. O mais importante é que vou poder ocupar a mente com pensamentos sadios”.

Heroneide Maria de Oliveira Duran, 51 anos, não está preocupada com a tese da terceira idade. “O que eu quero é ter pernas e mente sãs para enfrentar o trabalho”, frisou. Para o diretor-presidente da Guarda, Antônio Franco de Carvalho, o projeto “Guarda Sênior” tem como finalidade aproveitar as potencialidades e habilidades do idoso para atividade regular, viabilizando formas alternativas de participação, através do trabalho.

“Nossa finalidade a proporcionar aos idosos condições para melhorar sua qualidade de vida, tanto social quanto financeiramente, despertando nos mesmos a auto-estima e o espírito de equipe”, finalizou.