Cooperativa de Costureiras presta serviços a empresas offshore

31/05/2005 18:04:31 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Prestar serviço para as empresas offshore já não é mais um desafio para as costureiras da Cooperativa de Costureira de Macaé (Coopcom). Há um ano em funcionamento na Incubadora de Cooperativas de Macaé, no bairro da Ajuda, as costureiras estão recebendo encomendas de uniformes, macacões, jalecos, camisa pólos. Em sua carteira, clientes como Sampling Cientifica, Vetco Aibel e Vetco Gray e Vieira Bastos.

Neste mês, as costureiras estão em ritmo acelerado para entrega de 600 macacões para a Sampling Cientifica. Paralelo a este serviço, elas prestam serviços de pequenos reparos em macacões anti-chama vendidos pela empresa Vieira Basto. “As vezes é necessário fazer alguns ajustes nos macacões antichama geralmente quando é mulher, já que as peças são muito grandes”, esclarece Ana Rosa Simões Schmitt, diretora financeira da Coopcom.

No ano passado, elas forneceram 250 camisas pólos que foram utilizadas uma parte como brinde e outra para uniforme na empresa. “Este ano recebemos o mesmo pedido”, lembra.

Para a Feira Brasil Offshore, elas estão montando um esquema especial para atender às empresas que em época de eventos sempre utilizam os serviços da cooperativa. “São pedidos para confecção de camisas promocionais e uniformes”, conta a diretora.

As costureiras utilizam máquinas de braço para confeccionar as roupas. Parte dos equipamentos foi cedida pela prefeitura e pela ONG Viva Rio, parceira do projeto. A Cooperativa funciona nos mesmos moldes de uma empresa, com emissão de nota fiscal, assessoria jurídica fornecida pela Incubadora e um contador.Todo material adquirido pelas costureiras é comprado diretamente da fábrica. “Estamos estudando junto com nosso contador uma forma de diminuir os custos e poder repassar para os nossos clientes valores mais accessíveis”, adiantou Ana Rosa.

A Cooperativa se encontra o período de pré-incubação, onde os cooperados permanecem por dois anos recebendo suporte da prefeitura através da Incubadora. Após esse período, as costureiras passarão para a fase de incubação se responsabilizando por algumas despesas, hoje arcadas pela prefeitura.
Quem estiver interessado em contratar os serviços das costureiras é só entrar em contato pelos telefones (22) 2763-2424 ou 9815-6880.