Coordenadores das Câmaras Temáticas traçam metas de trabalho

12/08/2005 16:01:07 - Jornalista: Catarina Brust

A primeira reunião dos coordenadores das Câmaras Temáticas foi realizada nesta quinta-feira (11), na sede da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad). Atribuições dos coordenadores, listagem dos documentos disponíveis, agenda de reuniões, foram alguns dos temas discutidos. As Câmaras Temáticas vão gerar subsídios para a elaboração do Plano Diretor de Macaé, garantindo a efetiva participação da população, através dos diversos segmentos da sociedade organizada, dos poderes Executivo e Legislativo, e na definição da política municipal de desenvolvimento urbano e rural.

As Câmaras Temáticas são fóruns de discussões sobre os principais temas que o Plano Diretor deverá abordar relacionados aos problemas do município. Esses fóruns são formados por coordenadores, representantes de segmentos da sociedade e do poder público, e consultores especialistas nos temas discutidos. Foram definidas dez câmaras: desenvolvimento econômico e sócio-cultural; meio ambiente; parcelamento, uso e ocupação do solo; habitação; mobilidade urbana; saneamento ambiental; requalificação urbana; região serrana e localidades rurais; turismo e sistema municipal de gestão integrada.

De setembro a novembro, as câmaras estarão reunidas uma vez por semana. Com base no levantamento de dados sobre o município realizado pela Cogeplad os grupos de trabalho das câmaras farão um diagnóstico temático, proposições e diretrizes com vistas a subsidiar, instruir e formatar o Plano Diretor. Os resultados serão debatidos num seminário em dezembro.

Os coordenadores das Câmaras Temáticas são: Hermeto Didonet (desenvolvimento econômico); Fernando Marcelo Tavares (meio ambiente); Paula Guedes (parcelamento, uso e ocupação do solo); José Cabral da Silveira (habitação); Maxwell Vaz (mobilidade urbana); Danilo Maltez (saneamento ambiental); Suleima Amir Didonet (requalificação urbana); Conceição Franco (região serrana) e André Braga (sistema municipal). Até o dia 15 será definido o nome do coordenador da câmara de turismo.

Hermeto Didonet, solicitou aos coordenadores que listassem e emitissem correspondência convidando os segmentos representativos da sociedade a participar e contribuir das diversas Câmaras Temáticas. Didonet lembrou também que será disponibilizado o acesso via internet aos grupos de discussão que queiram opinar e contribuir durante a realização das câmaras.

As inscrições para as Câmaras Temáticas começaram na II Conferência Municipal da Cidade de Macaé, realizada no mês de julho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Os interessados ainda podem se inscrever até o final de agosto, na sede da Cogeplad, localizada na Av. Rui Barbosa, 698, sala 201, Centro - Tel.: 22-2772-6853 - e-mail: planodiretor@macae.rj.gov.br.