Coordenadoria da Mulher alerta para Carnaval sem violência

23/02/2017 17:08:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Ceam orienta mulheres para que denunciem casos de abuso

A Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres (Ceam) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade alerta para que o Carnaval seja isento de violência contra as mulheres. A orientação é para que as mulheres conheçam os seus direitos e denunciem qualquer caso de abuso em um período em que os registros demonstram um aumento significativo dos casos de assédio.

A coordenadora da Ceam, Jane Roriz, afirma que é preciso que todas as mulheres sejam respeitadas, esclarecendo que a diferença entre paquera e assédio está na vontade da mulher. "Assédio se dá quando o homem insiste forçando a barra mesmo depois de ouvir 'não'", reforça.

Alguns exemplos de violências de gênero podem ser: psicológica (humilhação, insulto, perseguição, ameaça); sexual (pressão a praticar ações que ela não quer...); patrimonial (destruição dos bens da mulher), entre outras.

Na Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres, que se localiza na Rua São João, 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal), as mulheres vítimas de violência encontram todas as orientações e suporte para que as mulheres saibam como proceder. Os telefones para denúncias são o Disque-Mulher 0800 282 2108 e da Polícia Militar: 2765-7296 ou 98168-2344.

- A denúncia é muito importante para que a rede de proteção e atendimento à mulher vítima de violência tome conhecimento dos casos e haja punição do agressor e no amparo à agredida - justifica Jane Roriz.

Para concluir, ela comenta que em 2016, em todo o país, apenas nos quatro dias de Carnaval, o Ligue 180, da Central Nacional de atendimento à Mulher, registrou 3.174 relatos de violência o que significa um aumento de 221% em relação ao mesmo período de 2015.