Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em alerta

02/12/2005 17:26:45 - Jornalista: Catarina Brust

Defesas civis do Estado do Rio de Janeiro receberam alerta da secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, sobre a ocorrência de possíveis temporais para esta sexta-feira (02). Toda a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) – inclusive a administrativa – de Macaé está em alerta. A secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp) pede à população que não coloque sacos de lixos próximos aos bueiros e nem entulhos de obras nas calçadas para facilitar o escoamento das águas.

O coordenador de operações da Comdec, Eduardo Moreira, disse que não existe ainda um plano formalizado para a atuação da Defesa Civil Municipal em caso específico de temporais. “Porém, a Comdec está de prontidão e alerta para as alterações climáticas, com todo seu efetivo disponibilizado 24 horas, para dar pronta resposta à população afetada em qualquer situação”, explicou Moreira.

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alertas a vários estados do país. A previsão é de chuva e ventos fortes também para o Estado do Rio de Janeiro. No norte fluminense a chuva teve início à tarde, e a previsão é que neste sábado (03) o tempo continue nublado com alguns períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia. O sol deve aparecer no domingo (04), com nebulosidade variada, e não existe previsão de chuva.

A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) informou que foi feita limpeza nos bueiros de todo o Parque Aeroporto essa semana. “Essa manutenção é feita periodicamente. Hoje (02), foi feita também a limpeza dos bueiros no Novo Horizonte, localizados numa área crítica”, esclareceu o responsável pelo saneamento da Semusp, Sérgio Bizzo. A secretaria pede à população que colabore com o trabalho da prefeitura, evitando jogar lixo e entulhos de obra nas calçadas e próximo aos bueiros, para impedir possíveis alagamentos.

O telefone da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é o 2757-4046.