Coronavírus: novo boletim atualiza perfil dos infectados em Macaé

03/06/2020 15:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom - Rui Porto Filho

Os bairros com mais casos notificados de Covid-19 são Parque Aeroporto, Lagomar, Centro, Barra de Macaé e Aroeira

A Prefeitura de Macaé divulgou o oitavo Boletim Coronavírus Covid-19 na última terça-feira (dia 02 de junho). O documento informa o perfil dos infectados pela pandemia no município. Com o cruzamento de dados, os casos podem ser detalhados, por exemplo, por faixa etária, gênero, bairros, sintomas e doenças pré-existentes.

Há mais casos de Covid-19 em Macaé em pessoas com idade entre 30 a 49 anos (56% do total). Dos casos confirmados de coronavírus no município, 51% são homens. Em relação a mortes, o percentual é de 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do sexo masculino. A faixa etária mais atingida por óbitos continua sendo acima dos 80 anos.

Os bairros com mais casos notificados de Covid-19 são Parque Aeroporto, Lagomar, Centro, Barra de Macaé e Aroeira. Quando é levada em consideração a taxa de incidência (cálculo entre o número de notificações e a população estimada do local), a ordem é: Barreto, Virgem Santa, Lagoa, Imboassica e Cavaleiros.

Macaé em estado de atenção

O coeficiente de incidência no Brasil da Covid-19 é de 2.437 para grupo de um milhão de habitantes. No Estado do Rio de Janeiro, a taxa é de 2.727. Em Macaé chegou também a 2.727, índice já apontado como estado de atenção de acordo com o protocolo seguido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, permanecem os mesmos em relação ao último boletim divulgado: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

Doenças pré-existentes

As maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) são doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, obesidade, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva) e doença renal crônica.

O documento foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia 18 de março - com atendimento 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro.