Costa do Sol ganha projeto de arborização

25/07/2005 16:15:07 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) concedeu autorização à Petrobras para remover as árvores da área de estacionamento da empresa, na Praia Campista, para dar lugar a um edifício garagem de dois andares. Em contrapartida, a empresa irá patrocinar um projeto de arborização urbana no bairro Costa do Sol, onde está previsto o plantio de 370 árvores, de diferentes espécies, indicadas pelo corpo técnico da Secretaria. Cerca de 50 pés de algodoeiro foram removidos da antiga área de estacionamento para o Parque da Cidade.

Entre os bairros próximos ao empreendimento, o Costa do Sol é um dos menos arborizados, razão pela qual foi escolhido pela Secretaria de Meio Ambiente para inaugurar o projeto de compensação ambiental delineado pela nova administração. Uma equipe da Semma esteve durante uma semana no bairro fazendo o levantamento de diversos dados, como locais e espécies mais adequadas ao plantio. Na lista das espécies indicadas estão ipês, aroeira, jasmim e extremosa, entre outras. Os nomes das árvores serão apresentados à comunidade nos próximos dias.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Costa do Sol, Carmelita Reis, diz que o projeto vai tornar o bairro mais bonito e arejado. “Essa é uma antiga reivindicação dos moradores e com certeza vai agradar a toda comunidade”, ressaltou. De acordo com o coordenador de Paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandro de Oliveira César, a arborização vai proporcionar uma temperatura mais branda ao bairro. “Existe um estudo climático apontando que cada hectare de mata representa a redução de dois graus centígrados em toda a região de entorno”, completou.

A data de início do projeto será definida esta semana durante reunião para a assinatura do Termo de Compromisso da Petrobras, através da Gerência dos Serviços Compartilhados, com a Prefeitura Municipal. O tempo previsto no convênio para a execução do projeto é de sete meses. Além do plantio, que consiste na abertura de covas e colocação de gradil de proteção, a empresa ficará responsável também pela manutenção das mudas por um período de seis meses, a contar da data de conclusão do projeto.