Costureiras macaenses conquistam mercado carioca

30/09/2005 15:14:52 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A habilidade das costureiras da Incubadora de Cooperativa, projeto que faz parte da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) conquistou os cariocas. Desde o início da semana, elas estão trabalhando num ritmo acelerado para dar conta da encomenda de 500 blusas do modelo “modinha” feita em malha fria, cuja entrega deverá ser feita em oito dias. A produção será destinada a lojas na capital e em outros municípios fluminenses.

O novo contrato é fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), instituição vinculado à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Segundo Ana Rosa Simões Schmitt, presidente da Cooperativa de Costureiras de Macaé (Coopcom), para conseguir dar conta, foi preciso contratar mais profissionais. “E acho que teremos que contratar mais costureiras para se juntar às 15 que estão trabalhando” estima Ana Rosa.

Além desse pedido, já está programada, segundo a presidente da Coopcom, uma encomenda de mais mil peças. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, essa parceria com o Sescoop vai gerar mais trabalho tanto para as cooperadas, quanto para aquelas que estão sendo contratadas temporariamente.

Na próxima semana, as costureiras seguem para São Paulo para participar da Feira Internacional das Cooperativas, Fornecedores e Serviço. Na bagagem levam alguns dos trabalhos já realizados em Macaé e a expectativa de fechar novos contratos.