Covid-19: aplicativo "Dados do Bem" permite avaliação de sinais

25/06/2020 17:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Testes com hora marcada e sem fila

O aplicativo "Dados do Bem" continua disponível gratuitamente para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS e é um importante aliado no combate a Covid-19 em Macaé. A ferramenta permite uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos da doença.

Para baixar o aplicativo basta acessar sua loja de aplicativos do telefone celular e procurar "Dados do Bem". O aplicativo pode ser instalado em qualquer aparelho que comporte sistema operacional Android (a partir do 4.3) ou iOS (8 ou mais).

O funcionamento é bem simples. O usuário preenche um cadastro e responde um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados ao coronavírus e histórico de saúde.

Testes com hora marcada e sem fila

As informações serão analisadas e, se houver indicação de testagem, a pessoa poderá ser selecionada por um algoritmo. Através do próprio aplicativo, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro.

Como há horário marcado, o atendimento no Centro de Especialidades está ocorrendo de forma rápida e não há fila de espera. Os testes estão sendo feitos de maneira organizada e obedecendo a todos os protocolos de segurança.

Todos que baixarem o aplicativo e fizerem a autoavaliação estarão ajudando nesse esforço coletivo de mapeamento da evolução da epidemia, mesmo que não sejam direcionados para fazerem testes presenciais. Os resultados do mapeamento estão auxiliando a prefeitura na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da Covid-19.

Parceria com o Instituto D´or

O "Dados do Bem" é fruto de uma cooperação técnica da Prefeitura de Macaé com o Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, visando a ampliação de testagem para o coronavírus. A iniciativa combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da pandemia na cidade.

O aplicativo não realiza testagem em massa, apenas uma amostragem das pessoas que serão selecionadas. O período de ação do App em Macaé vai até o próximo dia 24 de julho.

Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.

Baixe aqui o app:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.






Fotos Relacionadas