Covid-19: governo inicia testagem nos bairros

15/06/2020 17:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

Testagem começa na quarta-feira no Aeroporto

A partir desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Macaé iniciará mutirão para testagem sorológica do Covid-19 na população, começando pelo Parque Aeroporto. Das 8h às 12h, na praça principal do bairro, equipe da Secretaria de Saúde, composta por 10 técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros, atenderá a comunidade, em procedimento que ocorrerá até sexta-feira (19). A intenção é traçar perfil epidemiológico dos bairros, definindo assim estratégias de ação que respeitem as particularidades de cada localidade.

O resultado será entregue no dia seguinte a realização do teste, no mesmo local e horário, já com encaminhamento para atendimento do cidadão que apresentar reagente positivo.

Agenda dos bairros:

Testagem sorológica é peça-chave nos diagnósticos durante a pandemia, por ser capaz de informar qual parcela da população já foi contaminada. Daí a importância de se respeitar o cronograma de realização de testes por comunidade. Nos dias 22, 23 e 24 de junho será a vez dos moradores da Barra de Macaé, com atendimento na praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto, logo após a ponte. Nos dias 25 e 26 de junho, a comunidade da Aroeira será atendida na praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão. Na sequência, nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho será a vez do Lagomar, com atendimento em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.

As comunidades das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Centro receberão o mutirão de testagem da saúde em datas a serem posteriormente divulgadas.

Testagem idosos

Idosos com dificuldade de locomoção serão atendidos domiciliarmente. Para tanto, familiar ou cuidador deve se comunicar com a equipe atuante na testagem.

Testagem em massa

Macaé abriu ampla frente de testagem para o Covid-19, atendendo em seus postos de trabalho os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, bem como empresários, funcionários e colaboradores de estabelecimentos comerciais antes da reabertura das atividades. Na última semana, empresários, funcionários e colaboradores de estabelecimentos de motopeças, autopeças e oficinas de bicicletas foram testados no Centro de Especialidades D. Alba, mediante agendamento prévio.

"São cerca de 15 mil testes disponibilizados. Funcionários da saúde serão testados em seu local de trabalho. Funcionários do comércio serão testados no D. Alba", enfatizou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, destacando: "É fundamental que você faça o teste".