Covid-19: profissionais da saúde com mais de 50 anos são vacinados

05/04/2021 20:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

A imunização foi feita na Cidade Universitária

Grupo prioritário no Plano Nacional de Vacinação, os profissionais de saúde com mais de 50 anos receberam a primeira dose da vacina nesta segunda (5 de abril) em Macaé. Somente no dia de hoje, 299 profissionais que atuam no município foram vacinados, segundo balanço da Secretaria de Saúde. Ao todo, 5.108 profissionais de saúde já foram vacinados em Macaé.

Dentre eles, a fisioterapeuta Rose Abreu chegou cedo à Cidade Universitária para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ela elogiou a estrutura e a organização no atendimento. "Saí de casa achando que iria demorar, mas foi bem rápido. Não ficamos muito tempo no local, o que foi bom", disse.

Com 14 anos de exercício da profissão, Rose atende em domicílio e tem como principal público os idosos. Para ela, receber a vacina lhe dá mais tranquilidade para trabalhar. "Emocionalmente essa pandemia mexe com a gente. Receber a vacina me dá mais tranquilidade para trabalhar, e esperança de que a nossa vida volte ao normal. Isso traz mais segurança para mim, para os meus pacientes, e para a minha família, que estava muito preocupada com o fato de estar atendendo nessa situação", observou.

Os profissionais foram divididos em dois grupos por categoria. Pela manhã foram contemplados fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos de radiologia, educador físico, fisioterapeutas, biomédicos, enfermagem com seus respectivos técnico/auxiliar e funcionários dos serviços de ambulância que fazem transporte/remoção de pacientes com Covid-19.

Já a parte da tarde foi destinada à vacinação de médicos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, biólogos, técnicos de laboratório, veterinários, psicólogos, doulas e cuidadores de idosos.

Nesta terça (6 de abril), é a vez dos profissionais de odontologia (cirurgião dentista, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal) abaixo de 50 anos receberem a primeira dose, das 13h30 às 16h, na Cidade Universitária.

As doses que sobrarem em frascos abertos essa semana serão usadas em profissionais de saúde que perderam seu dia de vacinação e realizaram o agendamento na Casa da Vacina.

Cadastro

A Secretaria de Saúde orienta que os profissionais de saúde que ainda não se vacinaram façam o cadastro no site oficial da prefeitura vacina.macae.rj.gov.br. Devem se cadastrar todas as categorias convocadas, assim como seus respectivos técnicos. Os profissionais devem indicar a profissão a que pertencem e o local de trabalho no pré-cadastro, cumprindo exigência da Lei da Transparência

No dia da vacinação, os profissionais devem levar o código do pré-cadastro impresso, juntamente com carteira do Conselho de Classe válida ou documento de identificação oficial com foto (para as categorias que não tem conselho) e declaração de vínculo empregatício ativo, seja ela declaração do empregador com CPF ou CNPJ, ou carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque atualizado.