Covid: Aroeira tem 1.197 pessoas testadas em mutirão

27/06/2020 08:31:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

O teste leva cinco minutos para ser realizado

A Prefeitura de Macaé vem adotando diversas medidas para o enfrentamento a Covid-19. No último dia 17, foi iniciado o mutirão de testagem do coronavírus nos bairros. Já foram percorridos Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Aroeira com um total de 4.320 testes aplicados e destes 674 apresentaram reagente positivo (15,6%). Entre os dias 29 de junho e primeiro de julho, o mutirão estará no Lagomar. Os testes serão realizados de 8h às 12h, na quadra da Avenida José Ferreira Machado, entre o terminal Lagomar e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nos dias 25 e 26 o mutirão foi realizado na Aroeira. No primeiro dia de testagem foram realizados 564 exames, com 106 casos positivos. Já nesta sexta-feira (26), 633 pessoas foram testadas e 269 apresentaram reagente positivo. No dia 24, feriado do padroeiro da cidade, a equipe da Secretaria de Saúde encerrou o mutirão da Barra de Macaé realizando 502 testes, com 85 positivos. Nos três dias de ação na Barra de Macaé, foram feitos 1.526 exames, sendo que 219 testaram positivo.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, o comparecimento da população aos mutirões de testagem é importante pois, através destes resultados, a gestão municipal poderá traçar metas de flexibilização. "A prevenção não deve ser esquecida. Higienização das mãos e o uso da máscara sempre que sair de casa são essenciais para a segurança de todos", destacou.

O mutirão de testes em massa para Covid-19 teve início no dia 17 de junho, no bairro Parque Aeroporto. Entre os dias 17 e 19, a equipe da Secretaria de Saúde fez 1.597 testes, sendo 80 reagentes positivos.

Resultados

Os resultados dos testes negativos dos moradores do bairro Aroeira serão entregues nos dias 29 e 30 de junho, de 8h às 12h, na praça Arlindo Mourão (praça da Academia Municipal). Já os testes que apresentaram reagente positivo, os resultados estarão disponíveis no Centro de Triagem (antigo Jorge Caldas), de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Nestes casos, a pessoa recebe uma ligação no mesmo dia. A equipe da Secretaria de Saúde passa todas as orientações e passa a fazer o monitoramento do paciente.

O teste leva cinco minutos para ser realizado. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.


Fotos Relacionadas