Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé Mercado de Peixes  Solar dos Mellos Rio Macaé Praia dos cavaleiros Pico do Frade Cidade universitária Vista aérea de Macaé

Acesso Rápido



Como Chegar

Destaque

Notícia



Cras proporcionam serviços fundamentais para a sociedade

25/03/2013 11h19 - Jornalista: Alexandre Bordalo
  • Compartilhe:
 Enviar Notícia por e-mail

Cras proporcionam serviços fundamentais para a sociedade

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do destinatário:
E-mail do destinatário:
Comentários:

Foto: Maurício Porão
Os Centros de Referência de Assistência Social atendem as famílias da periferia de Macaé
A luta contra a pobreza e a miséria faz parte do trabalho de equipes interdisciplinares do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atua em bairros periféricos de Macaé e na região serrana. Pessoas em situação de risco social, que são atendidas por planos de assistência do governo federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, têm maior foco das unidades do Cras.

O principal serviço do Cras é o PAIF, Proteção e Atendimento Integral à Família. A família busca informações sobre emprego e é apoiada por psicólogos e assistentes sociais, além de pedagogos. Após isso, os profissionais fazem um estudo social e encaminham seus membros para programas de políticas públicas nas áreas de saúde e educação.

Crianças e adolescentes de seis a 15 anos e idosos também são alvo dos trabalhos efetuados nos Cras. O objetivo é fortalecer os vínculos. As crianças e os adolescentes ficam no Cras no contra turno da escola, fazendo atividades como artesanato, educação física, dança, arte e cultura. Isso é uma forma de evitar a ociosidade e de estimular o convívio social: uma questão de cidadania.

Temas como violência e sexualidade são desenvolvidos pela equipe interdisciplinar, ficando ao pedagogo a atribuição de trabalhar com a área de formação escolar; ao psicólogo o encaminhamento para serem atendidas em programas públicos e ao assistente social, a análise de todos os quesitos socioeconômicos.

Articulações

Os Centros de Referência de Assistência Social buscam parceria com diversas secretarias da prefeitura para melhorar a qualidade de vida da comunidade de renda mais baixa. A secretaria de Trabalho e Renda, por exemplo, vai repassar com prioridade aos Cras as vagas para empregada doméstica, babás e cuidador de idosos.

Com a subsecretaria do Idoso também há um acordo para beneficiar os idosos das regiões periféricas macaenses. O mesmo se dá com a subsecretaria de Acessibilidade e de Políticas para Mulheres.

Família

As equipes do Cras vão até os locais onde as famílias moram, fazendo as visitas domiciliares, e remarcam atendimento para esse público. Os Cras buscam consolidar as políticas públicas e elevar a conscientização dos direitos dos membros das famílias.

Os Cras em Macaé

Em Macaé há cinco Cras funcionando: o Cras Aeroporto, o Aroeira, o Botafogo, o Nova Esperança e o Cras Serra. E cada unidade é responsável por uma área de abrangência, composta por vários bairros. Os Centro de Referência de Assistência Social estão localizados nos endereços:

- Cras Aeroporto - Rua Tenente Francisco Pires, s/n, bairro Parque Aeroporto (Próximo á Pestalozzi). Tel.: 22 2793 0379. Abrangência: Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Engenho da Praia, Vila Badejo, São José do Barreto e Parque Aeroporto.

- Cras Aroeira - Rua Luiz Alves Lima e Silva, s/n, bairro Aroeira (Próximo à Escola Parque). Tel.: 22 2772-1806. Abrangência: Nova Macaé- Morro de Santana, Morro de São Jorge, Horto, Jardim Santo Antônio e Aroeira.

- Cras Botafogo - Rua Antônio Bichara Filho, s/n, bairro Botafogo (Próximo à Escola Municipal Botafogo). Tel.: 22 2759-0854. Abrangência: Novo Botafogo, Malvinas, Ilha Leocádia, Virgem Santa e Botafogo.

- Cras Nova Esperança - Rua Sergipe, lote 9, esquina com a Rua Paulo Afonso, Nova Esperança. Tel.: 22 2759-8862. Abrangência: Nova Esperança e Piracema.

- Cras Serra - Avenida Miguel Peixoto Guimarães (conhecida como Avenida Principal), número 703, Córrego do Ouro. Tel.: 22 2762-7807. Abrangência: Bicuda Grande e Pequena, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.
+ Notícias 


Rodapé

Prefeitura Municipal de Macaé
AV. Presidente Sodré, 534, Centro
CEP: 27913-080 - Tel.: (22) 2791-9008