Crianças e adolescentes: atendimento pelo Serviço de Família Acolhedora

23/11/2021 15:02:00 - Jornalista: Assessoria / Secretaria de Desenvolvimento Social,

Foto: Divulgação / Secretaria de Desenvolvimento Social,

Serviço funciona no Hotel de Deus

Democratizar as informações acerca do Serviço de Família Acolhedora (SFA), como parte integrante da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente em Macaé, é meta da secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Por esta razão, teve início, nesta semana, através da coordenadoria da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, uma série de reuniões técnicas junto aos equipamentos socioassistenciais do município.

O Serviço de Família Acolhedora, sancionado pela Lei Municipal nº 4.754/2021, é uma modalidade de atendimento para crianças e adolescentes que precisam ser afastadas da família de origem, em caráter provisório e excepcional, e são acolhidas por outra família, selecionada, capacitada e acompanhada pela equipe técnica do Serviço. "A família sempre será o melhor local para o cuidado”, disse o Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso.

De acordo com coordenação de Proteção Social de Alta Complexidade, Jéssica Venanço, a principal ideia é levar conhecimento do serviço como uma política pública que viabiliza e assegura direitos, garantindo o desenvolvimento de vínculos afetivos estáveis e possibilidade de maior convivência comunitária, participação ativa em família e cuidado individualizado. O serviço iniciado no município conta com apoio de psicólogos e assistentes sociais da Rede Socioassistencial.

Outro objetivo é multiplicar as informações do Serviço de Família Acolhedora junto à sociedade. “A meta é de ir além dos muros da assistência social e ampliar as reuniões com equipamentos de outras secretarias. Estamos dispostos a visitar instituições religiosas, associações de moradores e ONGs com disponibilidade para ouvir e aprender mais sobre o Serviço”, frisou a assistente social Milena Paradelas, que coordena o Serviço de Família Acolhedora.

O Serviço de Família Acolhedora no Município de Macaé funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa (Hotel de Deus). Os interessados podem enviar e-mail pelo endereço eletrônico familiaacolhedora@macae.rj.gov.br ou entrar em contato pela rede social – https://www.instagram.com/familiaacolhedoramacae/.


Fotos Relacionadas