Criminologia Crítica é tema no Curso de Redução de Danos

14/11/2019 11:42:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

O professor fez contraponto entre reforma psiquiátrica e sistema penal

Nesta quarta-feira (13), o Curso de Redução de Danos ao Uso Prejudicial de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - "Práticas Ampliadas da Vida" contou com palestra do professor e delegado de polícia civil, Orlando Zaccone, com o tema Criminologia Crítica, que visa à supressão da desigualdade social. Ele defende a tese de que a solução para a problemática do crime depende da abolição da exploração econômica e da arbitrariedade política sobre as classes dominadas. O professor fez um contraponto entre reforma psiquiátrica e sistema penal. Segundo Zaccone, o processo de encarceramento gera impactos na saúde mental dos detentos.

Autor de dois livros, "Acionistas do Nada: Quem São os Traficantes de Drogas" (2007) e "Indignos de Vida: A Forma Jurídica da Política de Extermínio de Inimigos na Cidade do Rio de Janeiro" (2014), o doutor em Ciências Penais também defende a legalização das drogas no Brasil como método para reduzir problemas de saúde e para diminuir a letalidade, tanto do crime organizado quanto da polícia.

"O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com cerca de 800 mil presos. Acontece que os candidatos ao encarceramento são pré-selecionados, de acordo com a classe social, por exemplo. A nossa preocupação é com o ser humano, com o indivíduo. Buscamos valorizar o sujeito, e não a substância, garantindo direitos e cuidado que ele deve ter", pontuou Orlando Zaccone.

Além do encontro desta quarta, o Curso de Redução de Danos seguirá até 4 dezembro, e acontece todas as quartas-feiras, de 13h às 17h, sempre no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). Quem não se inscreveu, pode participar como ouvinte. O curso é voltado para profissionais de Ensino Médio ou Superior das áreas da saúde, educação, estudantes, integrantes de associações de moradores, líderes comunitários de Macaé e cidades vizinhas. A programação é ministrada por psiquiatras, médicos, psicólogos, assistentes sociais, filósofos e fisioterapeutas.

Mais informações pelo email politicassobredrogas@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas