Cuidados são fundamentais para curtir as cachoeiras em Macaé

06/01/2017 11:03:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Cachoeira das Andorinhas é uma das opções da Região Serrana

O fim de semana está aí, e nada melhor para os dias de folga do trabalho do que aproveitar os dias quentes para apreciar e curtir o que Macaé tem de melhor no verão. E não são só as praias. O município também é conhecido por suas cachoeiras que se tornaram opção para o lazer em família daqueles que querem ficar perto da natureza, mas sempre com consciência, seguindo alguns cuidados básicos.

Não fazer fogueiras ou churrascos nesses locais é o primeiro item de uma lista de ações nocivas ao meio ambiente que podem fazer com que o passeio acabe não sendo tão divertido. Segundo o secretário de Ambiente, Gerson Martins, o lixo produzido nesses locais também deve ser recolhido.

- A pessoa deve ter consciência de que o lixo produzido lá deve ser recolhido e descartado em local adequado: na lixeira. Mas há também outras questões que devem ser levadas em consideração, como o consumo de bebidas alcoólicas que, por muitas vezes, provoca acidentes em cachoeiras, onde há muitas pedras e são escorregadias -, pontua Gerson.

As crianças também devem ter atenção redobrada nas cachoeiras, visto que as águas são correntes e podem arrastar os pequenos. "Há também as trombas d´água. É bom ficar atento. Se a cachoeira começar a encher de repente, é preciso sair, pois há uma chuva mais acima. Também não se deve saltar em cachoeiras, por causa da formação de pedras. É perigoso bater a cabeça. Mesmo quem conhece o local, pode ter algum acidente", acrescenta.

Tomando esses cuidados é possível aproveitar momentos prazerosos nas cachoeiras. Para ficar melhor ainda, o ideal é procurar um guia que vai levar o visitante aos locais adequados, com menos riscos.

Cachoeiras - A região serrana é cheia de oportunidades para quem quer aproveitar as águas cristalinas das cachoeiras. Além das conhecidas quedas d´água do Sana, como as Cachoeiras do Escorrega, Sete Quedas e Mãe, Macaé oferece ainda muitas opções: a do Roncador (Glicério), do Arranchadouro (Frade), Andorinhas (Cabeceira do Sana), Cachoeira da Fortuna e Cachoeira do Salto (Córrego do Ouro), Cachoeira do Escorrega e Cachoeira da Laje (Bicuda Pequena), Cachoeira de Glicério e Poço da Ciriaca (Glicério), entre outras.

No Sana, há uma base operacional com técnicos e instrutores da Secretaria de Ambiente, em parceria com a Defesa Civil. Neste ponto, os visitantes podem se orientar e receber informações.