Cultura audiovisual será levada para as ruas

23/05/2019 10:21:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

A aquisição de projetor e telão inflável foi divulgada durante a mostra de curtas

Tradição tupi-guarani, feminicídio e espectro autista foram os temas levantados pelo ‘Curta no Museu Especial’, que aconteceu na noite de quarta-feira (22), no pátio do Solar dos Mellos. A mostra de curtas-metragens regionais apresentou os inéditos no museu ‘A Carta’, da macaense Cia Grotosko e “20 Anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, de Tiago Maviero, produzido em Rio das Ostras. Também no evento foi reprisado ‘Vinicius, Vinicius’, da produtora Jemastê e direção da premiada cineasta macaense Fran Mattoso. Durante a mostra, o secretário de Cultura, Thales Coutinho, anunciou a expansão do projeto.

A Secretaria de Cultura já adquiriu um projetor de grande capacidade e um telão inflável. O objetivo é lançar, em breve, o ‘Cinema na Rua’ e expandir o projeto de incentivo à produção e de divulgação de audiovisuais regionais para bairros e distritos de Macaé.

“Fico feliz em ver o museu reunir jovens tendo o audiovisual como centro. Valorizar esta produção é importante, assim como atender às comunidades. Vamos levar o cinema para as ruas e estimular ainda mais as produções regionais”, disse o secretário de Cultura.

A plateia, formada por produtores e apreciadores de audiovisual, estudantes do ensino médio e graduandos e público em geral, após a exibição dos filmes, fez perguntas aos produtores de audiovisual, gestores do Museu Sambaqui e da Secretaria de Cultura de Macaé que participaram da roda de conversa.

O primeiro curta a ser apresentado foi ‘Vinicius Vinicius’, que já havia sido exibido no museu no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). O filme tem como protagonista, Vinícius, um jovem nascido em Quissamã e portador de aspecto autista. Ele conta a sua própria história e emociona o espectador pela oportunidade de conhecer o cotidiano de outra forma.

Em seguida, o minidocumentário “20 Anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, de Tiago Maviero, divulgou à plateia o único museu do país construído na área de escavação. Este sítio arqueológico, fundado em 1999, foi formado pela ocupação daquele local por gerações indígenas americanos antes da chegada do europeu no Brasil. A civilização pesquisa em Sambaqui da Tarioba é estimada em 4 mil anos. O museu, que está localizado no Centro de Rio das Ostras, próximo a Concha Acústica, também expõe uma reconstituição facial do homem de Sambaqui. Em Tupiguarani, Sambaqui significa acúmulo de conchas e Tarioba é uma de suas espécies, a mais encontrada no lugar.

A mostra, sob a curadoria de Hélder Santana, foi fechada pelo curta ‘A Carta’, da Cia Grotosko, que propôs reflexão sobre um tema sempre atual, o feminicídio. Hélder atuou na captação de imagens deste curta-metragem que foi produzido em apenas 72 horas para o ‘Festival 72 Horas Rio’. O elenco é formado pro Cláudio Guilherme Areias, Patrícia Eliz Brito e Alexandre Reinaldo Lima, que são também os roteiristas do filme. Machismo e mal-entendidos provocam na trama a ‘dúvida machadiana’ de um ‘Bentinho’ contemporâneo.

A estudante do curso de ormação de Professores do Colégio Estadual Luiz Reid, Carolina Cunha (18), disse que todas as produções apresentadas contribuíram para a sua formação pessoal e profissional, especialmente ‘Vinícius, Vinícius’ por ela estar estagiando na área de inclusão na Educação. Entretanto, foi após a exibição de ‘A Carta’ que ela foi mais expressiva. “Estou sem palavras. Foi impactante ver uma possível consequência de um erro de interpretação”, ressaltou.

“É a primeira vez que venho e gostei de assistir aos curtas. Eles foram fortes para abrir boas reflexões. Conhecer sobre um sítio arqueológico e sobre o cotidiano de uma pessoa autista também é uma oportunidade rara”, observou a artesã Elisete Cardoso, 56 anos.

Este ‘Curta no Museu Especial’ aconteceu em data excepcional por integrar a programação da ‘17ª Semana Nacional dos Museus (SNM)’, realizada em comemoração ao Dia dos Museus (18 de maio). O ‘Curta no Museu é um projeto mensal da Secretaria de Cultura, sempre a primeira quarta-feira de cada mês com entrada franca. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, Centro. O telefone para informações é 2759-504.


Fotos Relacionadas