Curso capacita alunos em panificação e confeitaria

11/06/2018 17:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Aulas começaram nesta segunda-feira em padaria-escola da Secretaria de Educação

Começou, nesta segunda-feira (11), o curso gratuito de Auxiliar de Panificação e Confeitaria, oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio. A programação com cerca de 30 participantes terá a duração média de dois meses. As aulas práticas e teóricas acontecem no Complexo Popular de Alimentação (Copa) da Secretaria de Educação, que foi estruturado com equipamentos para atender os alunos. O espaço funciona na Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao Batalhão.

Nesta segunda-feira foi realizada aula inaugural com apresentação dos instrutores e da coordenação do Cetep. A Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, destacou que os cursos visam ampliar o conhecimento dos alunos. "Eles vão obter informações básicas em um curso rápido, que possibilitará novos horizontes. A proposta é diversificar a grade dos cursos oferecidos no município, ainda mais nestas duas áreas", ressaltou.

A capacitação, que será ministrada às segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, já está movimentando o dia a dia dos alunos. Helena Banys Guerra, de 58 anos, disse que mudou sua rotina para fazer o curso. "Alterei meu horário de trabalho em casa. Faço salgados para festas. Agora quero aprender a fazer pães para sanduíche natural integral e tortas doces para vender e aumentar meu trabalho", conta.

O curso também se tornou uma das principais motivações de Rodrigo Amaral dos Santos e Janaina Carla de Oliveira Cruz, que estão procurando vaga no mercado de trabalho. "Estamos ansiosos. Resolvemos nos inscrever para nos aperfeiçoar e quem sabe conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio", comentam.

Participantes vão produzir receitas para formatura

As aulas de Auxiliar de Panificação e Confeitaria fazem parte do edital divulgado no primeiro semestre deste ano e foi um dos cursos mais procurados durante as inscrições no mês de fevereiro. Os participantes farão receitas para a programação de formatura do Cetep.

A preparação, que começaria no mês de fevereiro, só foi iniciada neste mês, em virtude do furto de equipamentos e materiais que seriam utilizados na padaria-escola. O curso faz parte do eixo tecnológico "Hospitalidade e Lazer".

A grade vai abranger os módulos: Conteúdos gerais, Tecnologia de Panificação, Teoria Básica da Panificação e Confeitaria (bolo, pães e tortas) e Prática de Fabricação. Entre os conteúdos gerais que serão abordados estão Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde (QSMS), Boas Práticas na manipulação de alimentos, Relacionamento Interpessoal, Ética no trabalho e Matemática Aplicada. O candidato aprovado vai receber certificado de conclusão.


Fotos Relacionadas