Curso de capacitação sobre trabalho infantil traz convidado especial nesta quinta

15/07/2021 10:18:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Beto Chaves, do Papo de Responsa, é o convidado da aula online

Nesta quinta (15), será ministrada mais uma aula online do curso de capacitação “Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador”. Será a partir das 16h, neste link. O convidado especial do dia é Beto Chaves, policial civil e coordenador do programa social Papo de Responsa, que atua com jovens nas escolas. O tema da aula é: “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” e contará com participação da assistente social Renata Pontes (Centro de Referência do Adolescente -CRA).

A capacitação acontece na modalidade online, com aulas via Google Meet, sempre às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. É uma parceria entre o Centro de Formação Professora Carolina Garcia, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na próxima semana, serão ministradas as últimas aulas: “Tráfico de Drogas: uma das Piores Formas do Trabalho Infantil”, com a defensora Pública Drª Eufrásia Maria Souza das Virgens e a psicóloga Priscila Rangel, a assistente social Luciene Perini (CREAS/MSE) e a assistente Social Léia Martins (CRIAAD), no dia 20 (terça), às 16h. Já na quinta (22), no mesmo horário, encerrando o curso, teremos a aula com o tema: “Identificação/Notificação/Denúncia da exploração do trabalho infantil - Estratégias de articulação e de enfrentamento do trabalho infantil” (Lei Menino Bernardo – Nº 13.010/2014), com o Procurador do MPT, Dr. Antônio Lima.

O curso é mediado pelas especialistas Ully Hashimoto (graduação em Direito e Pós-Graduação/Residência Jurídica em Resolução de Conflitos pela UFF; advogada e servidora pública) e Elisa Silva (graduação em Serviço Social pela UFF-Campos dos Goytacazes-RJ; Especialização Lato Sensu em Assistência Social e Direitos Humanos pela PUC-Rio; graduanda em Administração pela UFRRJ; coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Macaé-RJ).

Programa Papo de Responsa – É um projeto da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem como público-alvo sua ação na interlocução com adolescentes e jovens. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de segundo segmento e Ensino Médio, públicas e privadas, na promoção do Papo, um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade.