Curso de formação do Esporte Educacional retoma atividades

12/03/2019 14:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Objetivo é disseminar as práticas da Educação Física e transferir conhecimentos

A Rede de Parceiros Multiplicadores abriu as atividades de 2019 do curso de formação de professores do Esporte Educacional, em Macaé, nesta terça-feira (12), no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras e é realizado no município através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação. A prioridade é disseminar as práticas da Educação Física e transferir conhecimentos e tecnologias.

O curso começou em outubro do ano passado e será concluído em 29 de outubro deste ano com um total de 10 encontros, sendo um por mês, de atividades teóricas e práticas que retomaram agora depois das férias de janeiro e fevereiro. No final, os 80 professores, orientadores e coordenadores pedagógicos da rede capacitados serão certificados.

Nesta terça é a quarta capacitação da temporada com as temáticas “Eventos de Esporte Educacional” e a organização para os seminários que acontecerão em 9 de abril e 29 de outubro. No município, a parceria da Educação é por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio.

“A grande sacada deste curso é fazer com que entendamos que o esporte não é só o movimento do corpo, mas, contribui para o desenvolvimento de todos os aspectos da vida. Além disso, esta troca de experiências e ideias torna o aprendizado muito maior. Neste curso, realmente aprendemos ouvindo e falando”, disse a professora integradora, Joselia Maria Ventura, uma das 80 alunas do curso.

“A ideia é que, a partir deste curso, vocês amplifiquem e difundam as atividades de educação física que já realizam nas escolas em que trabalham. Vocês serão multiplicadores das ações”, destacou José Camelo que ministra o curso junto com Jefferson Gomes.

Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o IEE tem como estratégia a disseminação das práticas esportivas educacionais a partir da transferência de tecnologia e parceria, democratizando o esporte educacional e favorecendo a educação integral, saúde e cidadania dos alunos dos 3 aos 17 anos de idade.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional que contempla nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto. Mais informações no site esporteeducacao.org.br/redemultiplicadores.