Curso gratuito para atendimento em agências bancárias é sucesso

10/04/2018 12:16:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: Guga Malheiros

Material das aulas é baseado na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, o antigo Cetep, da Secretaria Municipal de Educação, ainda está ministrando o curso 'Atendimento em agências bancárias CPA-10'. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, sendo coordenadas por professores economistas e administradores, com base no material da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais (Anbima). Os alunos que concluírem o preparatório poderão fazer a prova de Certificação do CPA-10, destinada aos profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral.

Segundo o professor do curso, graduado em administração, André Santos Chabourdet, existe uma demanda no mercado de trabalho e as empresas querem contratar os funcionários com a certificação CPA -10. "As provas são feitas on-line, através do site da Anbima, no horário escolhido pelo aluno, e não precisa de pré-requisitos. São cerca de 50 questões com duração de 2h e, para o aluno ser aprovado, ele precisa acertar 70% da prova ou mais", explicou André.

O professor detalhou que o curso conta com os temas: sistema financeiro nacional, ética, regulamentação e análise do perfil do investidor, princípios e fundos de investimentos, instrumentos de renda variável e renda fixa, previdência complementar aberta, PGBL e VGBL.

De acordo com o coordenador do curso preparatório e graduado em economia, Pedro Augusto França Filho, o CPA- 10 (Certificação Anbima - Série 10) assegura capacitação a profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimentos.

"O curso é procurado por quem atua em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Instituições financeiras, que seguem o Código de Certificação e que desejam oferecer o curso de atualização da CPA-10 aos seus funcionários, além de profissionais sem vínculo com uma instituição, também buscam a capacitação", ressaltou Pedro Augusto.

Para o aluno que está se formando em administração, Arnaldo Pereira Lima Junior, 24 anos, o interesse em fazer o curso preparatório em CPA-10 é para trabalhar em agências bancárias. "Estou gostando muito do curso e principalmente dos professores, que estão nos ajudando a ampliar nosso conhecimento sobre o Sistema Financeiro Nacional", disse Arnaldo.

Já a aluna Débora Soares de Albuquerque, 34 anos, está fazendo o preparatório com objetivo de enriquecer seu currículo e tentar passar na certificação, conquistando um emprego em agências bancárias. "Quero seguir até o final com todo esse entusiasmo para que eu consiga ser aprovada", frisou.

Para a aluna Anna Katharina Souza Ferreira, 23 anos, as aulas irão ajudar a realizar um grande sonho, que é de trabalhar em agências bancárias. "Quando soube do preparatório gratuito, eu fiquei animada por saber que pode ser uma chance de conseguir tirar a minha certificação e ficar apta a trabalhar como eu quero", explicou Anna.


Fotos Relacionadas