Cursos gratuitos: educação abre inscrições no Centro de Formação

08/08/2019 14:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Cursos acontecem na Cidade Universitária, sede do CFCG, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros

O Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) divulgou o cronograma dos cursos que serão oferecidos, gratuitamente, neste segundo semestre letivo. As inscrições estão abertas no site do órgão. Serão 29 cursos, de agosto a dezembro, todos de curta duração, contemplando professores e demais profissionais da Educação em cerca de 20 turmas de formação continuada.

Os cursos que começam neste mês de agosto são: “Teatro, interações e brincadeiras: estratégias e experiências”, que será aberto no próximo dia 15, ministrado pela atriz Fátima Regina Jorge Lelis, diretora do Grupo Teatral Acto. A modalidade é presencial, totalizando 20 horas, com aulas uma vez por mês também nas seguintes datas: 12 de setembro, 17 de outubro, 14 de novembro e 5 de dezembro, das 8h ao meio-dia. E, “Jogos pedagógicos: facilitadores da inclusão”, em 16 de agosto, com aulas também em 27 de setembro, 18 de outubro e 22 de novembro, com duas turmas em dois turnos, sendo de manhã, das 8h ao meio-dia e, à tarde, das 13h às 17h. Será ministrado pela pedagoga e pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial, professora de AEE da Prefeitura de Macaé e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes- Macaé), Maria Izabel dos Santos Martins.

O cronograma de curso do CFCG, em agosto, continua no dia 20, das 8h ao meio-dia, com “A relação criança X adulto e a violência simbólica no cotidiano na Educação Infantil”. Será ministrado pelos professores e diretores de escolas da rede municipal de ensino de Macaé, Alessandra da Silva Rezende Souza Martins, historiadora, e Luís Carlos Sovat Martins, formado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e pós-graduado em “Literatura, Memória Cultural e Sociedade”. As aulas serão também em 3 de setembro, primeiro de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro.

Também no dia 20 deste mês começará o curso “Educação inclusiva: leitura em braille”, com a professora Ana Lúcia dos Santos Abdel Malek, formada em Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar e pós-graduada em Educação Infantil. As próximas aulas serão em 17 de setembro, 15 de outubro, 19 de novembro e 2 de dezembro, com duas turmas, sendo de manhã, das 9h às 11h, e, à tarde, das 13h às 15h.

Um dos cursos mais esperados é “Era uma vez”, a maneira poética de expressar o lúdico que a contação de histórias provoca, com a professora Margarida Barcelos Souza Olive, pós-graduada em Africanidade, formada em Português-Literatura e integrante do Grupo HistoriArte. Serão duas turmas, no mesmo dia, em 20 de agosto, sendo, no turno da manhã, das 8h ao meio-dia; e, à tarde, das 13h às 17h. Aulas também em 17 de setembro, 8 de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro.

No dia 22 de agosto começará o curso “Comportamento disruptivo no ambiente escolar", com a psicóloga educacional do município, também psicóloga clínica, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestra em Cognição e Linguagem, Sandra Reis. Ela é certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e tem dez anos de experiência em Saúde Mental no município de Carapebus. As aulas serão ministradas também nos dias 19 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro, das 13h às 17h.

Outro curso será realizado no mesmo dia, em 22 de agosto: “Noções básicas sobre o Estudo da Criança e do Adolescente (ECA)”, com a advogada Ully Hashimoto Mayerhofer, pós-graduada em Resolução de Conflitos pela UFF-Macaé, participante do projeto de extensão “Responsabilidade Civil e Social no Desenvolvimento da Atividade Educacional”, coordenado pelo professor Saulo Bichara de Mendonça. As aulas serão também em 12 de setembro, 10 de outubro, 14 de novembro e 5 de dezembro, das 14h30 às 18h30.

Em 22 de agosto também será ministrado o curso “TDAH – Mitos e verdades”, com a psicóloga educacional e clínica, Karine Santana Rocha; a pedagoga com especialização em supervisão e administração escolar com formação em avaliação de alunos especiais, Vera Esteves; e a professora e pedagoga com especialização em Orientação Educacional e psicopedagoga Maria Celivânia Martins. As aulas serão ainda em 12 de setembro, 17 de outubro e 7 de novembro, das 8h ao meio-dia.

Os cursos continuarão no dia 27 de agosto, das 9h30 ao meio-dia, com “Produção de textos, pedagogia decolonial e conhecimentos educativos”, ministrado por Bruno Andrade Pinto Monteiro, doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), professor e pesquisador na UFRJ-Macaé; e a doutora em Letras pelo Programa Letras Vernáculas-Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ, Fernanda Antunes Gomes da Costa. O curso será mediado também pelas graduandas em Licenciatura em Ciências Biológicas e integrantes do grupo de pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências Linec Freiriano Brenda Iolanda do Nascimento e Jacqueline Balbino Peixoto. As aulas serão, ainda, em 24 de setembro, 29 de outubro e 26 de novembro.

No dia 30 de agosto será o curso “O Ensino de Ciências pela Prática da Experimentação”, ministrado por Elane da Silva Ribeiro, doutora em Biociências e Biotecnologia pela Uenf; Flávia Borges Mury, doutora em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Biologia Celular, pela Uenf, e pós-doutora em Química Biológica pela UFRJ; e Petter Franco Entringer, professor adjunto da UFRJ-Macaé de Bioquímica nos cursos de Medicina, Farmácia e Biologia. As aulas acontecerão também nos dias 6 e 20 de setembro e em 4 e 25 de outubro, das 8h30 às 12h30.

O Centro de Formação é vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação. Os cursos acontecem na Cidade Universitária, sede do CFCG, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. O cronograma dos demais cursos que iniciam nos meses seguintes também está disponível no site do Centro e serão divulgados no portal da prefeitura quando estiverem mais próximos das datas de início.