Cursos na área de Gastronomia são sucesso no Cetep da Barra

20/09/2019 11:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Curso de Panificação Artesanal oferece possibilidades de renda mesmo trabalhando em casa

A Secretaria Municipal de Educação oferece oportunidades de geração de renda para milhares de famílias com a oferta gratuita de cursos de qualidade por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), cujo trabalho está consolidado e a meta é ampliar o atendimento investindo na área de gastronomia. Em novembro, será realizada a Jornada Tecnológica do Cetep, com workshops de curta duração, mostrando todas as ações feitas pelo órgão para os cidadãos.

Um dos polos destaque neste trabalho é a unidade da Barra de Macaé onde são ministrados cursos bastante procurados como de manicure e pedicure, produção alimentícia artesanal e básico de Panificação Artesanal e Confeitaria. Na próxima segunda-feira (23), 170 alunos do Cetep-Barra receberão o certificado de conclusão do curso em solenidade de formatura que será realizada no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e reunirá cerca de mil alunos de outros cursos do Cetep.

As aulas teóricas ocorrem na própria unidade Cetep-Barra e as práticas são realizadas através de parceria com visitas técnicas a empresas ligadas aos segmentos de cursos ofertados. É o caso do projeto "Mãos na Massa", do Supermercado Extra, implementado pelo Grupo Pão de Açúcar, no qual o estabelecimento apoia a formação do curso de Panificação Artesanal e Confeitaria, oferecendo o espaço com toda a infraestrutura de equipamentos, ingredientes e funcionários e contratando os alunos que mais se destacam para trabalharem no supermercado com carteira assinada.

O Cetep-Barra conta com três salas de aula, duas salas de produção de panificação (padaria-escola), recepção almoxarifado e miniauditório. O espaço que funciona com maquinários próprios e alguns disponibilizados através de parcerias, possui uma mini-horta, cujos temperos e verduras são utilizados nas produções das aulas práticas.

Danessa Silva, 27 anos, é uma das que recebem o certificado de conclusão do curso na segunda-feira e fala com emoção e boas perspectivas. Animada com os novos conhecimentos que recebeu sobre a confecção de pães doces e salgados ela comemora as novas conquistas profissionais. "Trabalho fazendo e comercializando geladinho gourmet, mas foi no Cetep-Barra que me aperfeiçoei e agora estou produzindo mais. A renda familiar está melhorando", comemora.

Da mesma opinião é Ana Paula Vasconcelos, 44 anos, que resolveu se inscrever no curso para ajudar no combate à crise de stress e confessa que se encontrou na área da panificação. "Meu marido trabalha com confeitaria, mas nunca tinha imaginado gostar tanto desse ramo. Os professores daqui são maravilhosos. Aprendi tanto que estou vendendo bolo de pote e biscoitos, e já estou me preparando para uma entrevista de emprego na área", conta.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, os cursos do Cetep são sucesso no município. "Registramos no ano letivo de 2018, o atendimento a cerca de 3 mil pessoas nos módulos. A qualificação profissional faz parte da gestão da educação. O destaque é a porta para o mercado de trabalho, a atualização dos currículos e oportunidades profissionais, pois muitos alunos já saem das aulas empregados", ressalta.

Conduzido pelos instrutores Wagner Porto, Rodrigo Amaral, Regina Célia Bastos e Flaviá Picon, a programação segundo eles é marcada pela troca de experiências entre os alunos e professores. " Percebemos que este curso foi diferente, pois agregou conhecimento experiências e oportunidades. Muitos montaram negócio por conta própria, outros viram novas possibilidades de emprego e até criaram uma rede interna de comercialização de negócios e receitas. Somos gratos por esta turma", observaram.

Durante as aulas, alunos aprenderam técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos, fichas técnicas, rotulagem, além da fabricação de pães, jesuítas, cavacas, cakes, pudim e tortas. Além disso, fazem parte do currículo conteúdos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, relacionamento interpessoal, ética no trabalho e matemática aplicada.

Para a secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, o projeto do Cetep-Barra é mais uma etapa cumprida. "Ficamos felizes em ver a dedicação, a garra e o empenho dos participantes. O projeto foi iniciado em 2017 buscando potencializar o mercado com outras formações profissionais", destaca.

Negócios avançam

O curso também rendeu frutos positivos até para os que já se dedicam à área de panificação, confeitaria e culinária, e já possuem experiência. Luiz Gonzaga de Miranda é um deles. Proprietário de uma padaria no Jardim Franco Plaza, ele resolveu participar do curso para também atuar como padeiro e confeiteiro. "Entrei no curso sem saber nada e saio muito feliz com conhecimentos sobre pães e bolos e salgados. Hoje estou fazendo de tudo no meu negócio. Sei que tiver alguma ausência do padeiro, estarei pronto para produzir sem nenhum receio. Só tenho que agradecer ao Cetep", observa.

Já Rosimeri de Sá comenta que as aulas ajudaram a ampliar a atuação. Antes, ela só trabalhava com buffet e, ao fazer parte do curso, ela aprendeu sobre doces, pães e salgados, o que rendeu boas oportunidades. "Expandi meu ramo de trabalho. Estou recebendo inúmeras encomendas de salgados. Esse curso foi maravilhoso para minha vida profissional", pontua.

Nayara Freitas e Danuza Moreira também ampliaram os horizontes. Danuza atraiu mais vendas para cantina que trabalha. "Aprendi a fazer pães de queijo e de cebola e estou vendendo muito mais", comemora. Já Danuza aproveita as receitas para realizar mini oficinas com as atendidas do Centro Municipal de Apoio à Criança e à Adolescência (Cemaia). "Trabalho no Cemaia e aulas com as receitas que aprendi fazem muito sucesso", pontua Danuza.

O Cetep-Barra funciona no antigo Complexo Popular de Alimentação (Copa), da Secretaria de Educação, que funciona à Rua Hildebrando Alves Barbosa, 298, em frente ao Ciep Municipal Leonel Brizola, próximo ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).