Curta premiado ‘Vinícius, Vinícius’ será exibido no museu

29/03/2019 13:27:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

No domingo (7), às 8h, o Mopam fará a ‘3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo’

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril (terça-feira), o ‘Curta no Museu’ do mês apresentará, às 19h, no auditório Washington Luis, no Solar dos Mellos, Centro, o documentário ‘Vinícius, Vinícius’, que tem como protagonista um ator autista de Quissamã. A direção do filme e também a de fotografia é da premiada cineasta macaense Fran Mattoso. Este seu mais recente curta-metragem já foi reconhecido como o melhor documentário, melhor fotografia e melhor direção, com prêmio no Bali Film Awards. Os produtores do curta e a médica neuropediatra, Lívia Lobo, participarão da Roda de Conversa após a exibição.

A sessão, com entrada franca, poderá ser repetida, caso haja lotação na primeira, às 19h. O auditório tem capacidade limitada a 35 pessoas. A Roda de Conversa pretende reunir os presentes em torno da conscientização sobre o autismo. Já nesta semana começaram as ações mobilizadas pelo grupo Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam). O grupo criado por Carol Mizurine, mãe do Heitor (5), e por Lúcia Anglada, mãe do Lucas (17) foi criado em 2017.

Na última quarta-feira (27), o Mopam participou, na Câmara de Vereadores, da Tribuna Cidadã em prol dos direitos da pessoa Autista. Já está programada para o domingo (7), às 8h, na Praia dos Cavaleiros, a Terceira Caminhada pela Conscientização do Autismo. A concentração será no Posto 1 da praia.

Entre as principais conquistas do movimento nestes dois anos está a sanção de lei municipal, em 2018, que confirma no âmbito municipal o que estabelece a Lei Federal 12.764/2012 de instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e considerada uma das principais ferramentas para inclusão da pessoa com deficiência. Atualmente, o grupo conta com cerca de setenta membros em sua principal rede social (whatsapp), além da página no Facebook (Motivados pelo Autismo Macaé).

"Para nós o mais importante é divulgar informações, oferecer acolhimento, proporcionar trocas, ajudar com a experiência de vida que adquirimos durante o tempo, auxiliando famílias que passam pelas mesmas questões. Nós promovemos palestras em instituições de ensino, entre outras ações semelhantes para conscientizar a sociedade sobre o convívio com pessoas autistas com o objetivo de rompermos com preconceitos. Temos 265 pessoas autistas de diferentes graus, entre dois e 21 anos de idade, inscritas no Mopam e estamos abertos à acolhida através do WhatsApp (21) 98666-1299. Já conquistamos também uma sessão de cinema adaptada por mês para eles", disse Lúcia.

‘Vinícius, Vinícius’

A diretora de produção de ‘Vinícius, Vinícius’ é Renata de Queirós Mattoso. Renan Amaral assina o roteiro e o argumento. Ele também é o responsável pela edição de imagem do curta. Já a edição de som é de André Sachs, que assina ainda, com Celso Guimarães, a trilha sonora. A diretora, Fran Mattoso, atua no mercado audiovisual desde 2004 com formação no curso de Cinema e Vídeo e do Ateliê da Imagem. Ela tem trabalhos nas produtoras Urca Filmes, Aruac Produções e Cinnamon Comunicações.

O Solar dos Mellos fica na rua Conde de Araruama, 248, no centro da Cidade.