"Dados do Bem": aplicativo indica teste gratuito do Covid-19

30/06/2020 11:35:00 - Jornalista: Tatiana Gama

O teste demora 5 minutos e o resultado é recebido no celular

Para auxiliar a população e o poder público no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o aplicativo “Dados do Bem” realiza, desde o último dia 25, o teste rápido da Covid-19 no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Para participar da iniciativa de forma voluntária, basta que o interessado baixe o aplicativo que está disponível para os sistemas Android e IOS.

No app Dados do Bem, o usuário preenche um cadastro e responde um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

Em caso positivo, a pessoa poderá ser selecionada por um algoritmo e, através do app, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao local indicado. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. "Dados do Bem" não realiza testagem em massa.

A autoavaliação é importante já que contribui para a formação de dados e ajuda no mapeamento da doença. Mesmo quem não for testado contribuirá para geração de dados.

A iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto DOR de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox Smart Data, combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Os resultados vão auxiliar à população e o poder público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

Baixe aqui o app:

Na Play Store, para sistemas Android.

Na App Store, para sistemas iOS.