Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para atualização

21/02/2019 17:31:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: João Barreto

Apresentação do Plano de Contingência foi realizada no paço municipal

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência do Município de Macaé (Plancom) para atualização, nesta quinta-feira (21), no paço municipal. Secretários, representantes de diversos órgãos municipais e agentes da Defesa Civil participaram da reunião. O Plancom estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na prevenção, na preparação e resposta a emergências dentro do município. Até o mês de abril, as secretarias municipais poderão mandar sugestões para a Defesa Civil, sugerindo alterações.

Durante o encontro, o secretário Adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, ressaltou a importância da participação de todos os órgãos municipais, tanto na atualização do Plano, quanto nos momentos em que o protocolo requer a instalação do gabinete de gestão de crise.

"Esse é o momento para conversarmos sobre o Plancom que é extremamente importante para o município em casos de necessidade. A intenção hoje é para a participação de todos nas ações do município, de cada um contribuir. O Plano de Contingência contém análises de risco: a possibilidade de um evento adverso acontecer e as ações que estão sendo montadas nesse sentido. São ações bloqueadoras e mitigadoras na redução desses impactos", pontuou.

O Plano de Contingência é atualizado anualmente e foi elaborado para ser aplicado em todo o município, principalmente nos pontos sensíveis identificados pelo setor de Gestão de Risco da Defesa Civil. Considera também o Mapa de Ameaças disponibilizado pela Defesa Civil Estadual.

A finalidade é estabelecer procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta, recomendando e padronizando, a partir de aspectos de monitoramento, alerta, alarme e resposta.

Para o desenvolvimento do Plancom, a Defesa Civil realizou análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres.


Fotos Relacionadas