Defesa Civil faz sua primeira apresentação para a comunidade

22/08/2005 12:18:44 - Jornalista: Catarina Brust

Neste sábado (20) a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) participou do projeto Bairro Cidadão realizado no bairro da Fronteira. Durante o evento a equipe do Comdec distribuiu folhetos e esclarecimentos para a comunidade sobre a atuação da coordenadoria, que tem como objetivo a redução de desastres e ações preventivas.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, criada pela Lei Complementar nº 046/2004, foi instituída pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi através da Lei nº 2605/2005, com os objetivos de coordenar em nível municipal todas as atividades de Defesa Civil nos períodos de normalidade e emergenciais. A atuação da coordenadoria visa a redução de desastres e ações de prevenção, preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução (P2 R2). Além disso, a Defesa Civil tem como meta promover a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de associações de voluntários para a atuação em conjunto com as comunidades.

- A Defesa Civil está fazendo o mapeamento das áreas de risco no município e as que também correm o risco de serem invadidas. Estamos participando das Oficinas de Mobilização do Plano Diretor para fazer esse estreitamento com a população e saber quais os problemas dos bairros da cidade. Com isso, teremos o poder de fazer o controle de atividades capazes de gerar desastres – ressaltou o tenente Erick Schueler, coordenador municipal da Defesa Civil.

As ocupações irregulares geradas pelas migrações que vem ocorrendo de forma intensa nos últimos anos no município, é outra área de atuação do órgão municipal. Criada pelo Decreto nº 156/2005 a Ronda tem como objetivo eliminar as invasões que ocasionam o crescimento desordenado, bolsões de miséria e construção em áreas que pertencem ao município, de risco e proteção ambiental. A Ronda contará ainda com o “disque-invasão”, modalidade 0800, que será disponibilizado em breve para a população.

- A Coordenadoria da Defesa Civil fará o levantamento e o mapeamento dessas áreas. Será feito posteriormente uma fiscalização diária desses locais. Ao identificar a invasão, a Comissão Permanente de Pronta Ação, composta pela Procuradoria Geral do Municipal, Defesa Civil, Guarda Municipal, secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, promoverá a desmobilização da invasão – explicou Schueler.

Durante essas operações serão acionadas também a Fundação de Ação Social (FAS), secretaria de Promoção Social (Sempros), e os Conselhos da Criança e do Idoso.

- Sabemos que as invasões são ilegais, mas temos que ver o lado humano. Não podemos virar às costas. Temos que ressocializar essas pessoas e fazer o levantamento das necessidades comunitárias para gerar projetos de melhorias – reforça o coordenador municipal da Defesa Civil.

Erick Schueler explica que a Defesa Civil buscará também parcerias junto aos órgãos privados, para desenvolver o trabalho junto às comunidades para aumentar o censo de percepção de risco da população. “Vamos promover a criação dos NUDECs (Núcleos de Defesa Civil) objetivando a mudança cultural e comportamental da população, contribuindo para comunidades protegidas e apoiadas”, finaliza Schueler.