Defesa Civil planeja ações da ronda contra ocupações irregulares

24/08/2005 09:47:01 - Jornalista: Janira Braga

A Defesa Civil realizou nesta terça-feira (23), na prefeitura, uma reunião com técnicos das secretarias integrantes da Comissão Permanente de Pronta Ação para definir diretrizes que devem ser tomadas por cada órgão no caso de ocupações irregulares. O coordenador-geral da Defesa Civil, tenente Eric Schueler, informou que após determinação – feita em forma de decreto – do prefeito Riverton Mussi, foi criada a Ronda para Prevenção de Ocupações Irregulares, que será executada pela Defesa Civil.

- Sempre que a ronda identificar uma invasão, vai acionar a comissão para a tomada de medidas que visam desmobilizar a ocupação irregular – detalhou o tenente. Fazem parte da comissão permanente as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Procuradoria Geral, Guarda Municipal, além da própria Defesa Civil.

De acordo com Schueler, está sendo feito o levantamento de todas as áreas de risco, de proteção ambiental e próprios públicos municipais (prédios e áreas públicas municipais) antes da ronda começar a atuar. “Vamos iniciar a ronda em cima do mapeamento. A ronda será ostensiva e diária, para coibir as invasões”, explicou o tenente, acrescentando que nos finais de semana o trabalho também será feito porque é neste período que as invasões são mais freqüentes.

O Meio Ambiente entregou o levantamento de todas as áreas de proteção ambiental para a Defesa Civil. A secretaria de Obras entregou o mapeamento de parte das áreas de risco. “Vamos ceder os dados para o Plano Diretor, para que sejam inseridos esses levantamentos e a cidade possa crescer ordenadamente”, disse Schueler.

O coordenador da Defesa Civil destacou ainda que quando a ronda identificar uma invasão que tenha moradores, serão acionados, além dos órgãos da comissão, a Fundação de Ação Social, a Secretaria de Promoção Social e os conselhos do Idoso e da Criança e Adolescente. “Como a ronda será diária e ostensiva, esperamos identificar as invasões no primeiro dia e acionar a comissão para a desmobilização”, afirmou.

DISQUE-INVASÃO – A população poderá ajudar a Defesa Civil a coibir invasões, por meio de número 0800 que está em criação. “É importante a contribuição da população para evitarmos a invasão, que é um desastre ocorrido por migrações intensas como essas que vimos em Macaé nos últimos meses”, disse.