Desenvolvimento social promove cuidado com o cidadão

29/03/2017 15:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Nos Cras, famílias podem ser encaminhadas aos serviços da rede

Cuidar das pessoas. Esse é o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O setor é composto por profissionais como assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes administrativos, adjuntos e funcionais, entre outros. Entre as atividades está o acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, buscando o resgate da dignidade e cidadania.

- Nossa porta de entrada são os Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Eles promovem acolhida às famílias vulneráveis, oferecendo proteção básica aos que precisam de apoio. Os Cras têm o objetivo de concretizar o direito socioassistencial, prestando serviços como o Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) - afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires.

Os Centros de Referências propiciam ainda serviços como o Programa Bolsa Família e benefícios eventuais. O trabalho contribui para que os assistidos tenham seus direitos garantidos, além de promover a inclusão no mundo do trabalho, por meio de cursos de formação profissional.

Em Macaé, são sete Cras, que se localizam nos bairros Parque Aeroporto, Aroeira, Barra de Macaé, Novo Visconde, Nova Esperança, Região Serrana (Córrego do Ouro) e Malvinas. Tatiana explicou que o público prioritário é formado por residentes no município e integrantes dos programas de transferência de renda, com idades entre 16 e 59 anos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade é formada também pelos setores de Proteção Especial (Centro Municipal de Apoio à Criança e à Adolescência - Cemaia, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas 1 e 2, Pousada da Cidadania e Centro Pop).

Já a esfera da Proteção Básica é constituída da seguinte maneira: Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Programa Nova Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas), Conselho Tutelar, Coordenadoria Especial de Atendimento à Mulher (Ceam), Espaço Mulher Cidadã, Serviços de Convivência e Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Para a psicóloga Tuany de Carvalho Mosqueira Lopes, coordenadora de Proteção Social, o objetivo dos Cras é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social no território de suas respectivas abrangências. "Por meio do fortalecimento de vínculos familiares e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania se promove a precaução às circunstâncias de vulnerabilidade social", explica, acrescentando que cada Cras atende por mês, em Macaé, cerca de 130 famílias.

Nos Cras, o atendimento com a assistente social pode ser individualizado. Ainda ocorrem assistências feitas pelos profissionais nas casas das famílias, a chamada visita domiciliar. Além disso, são feitos encaminhamentos à rede socioassistencial, como aos setores da rede municipal de saúde.