Dia D de combate à dengue leva ações ao Centro Dona Alba

19/02/2020 12:05:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

Além de teatro, o público presente recebeu informações de forma lúdica por meio de vídeos, folhetos e jogos instrutivos

Enquanto as atrizes do grupo Arte de Teatro em Saúde encenavam as ações de combate ao Aedes aegypti, era possível ver os olhares atentos e curiosos dos pacientes na sala de espera do Centro de Especialidades Dona Alba, que recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), atividades pelo "Dia D" de Combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além de teatro, o público presente recebeu informações de forma lúdica por meio de vídeos, folhetos e jogos instrutivos que aguçavam a curiosidade de quem passou pelo local. Até mesmo um microscópio com as larvas do mosquito ficou a disposição no local.

O risco maior é que, principalmente com o aumento das chuvas no mês de março, haja incidência da dengue sorotipo 2, que há muitos anos não causava epidemias. Ao longo do dia serão realizadas diversas ações em órgãos públicos e escolas. Toda população está sendo orientada a eliminar possíveis focos do inseto nas casas, escolas, e demais estabelecimentos.

Claulimara Moreira, integrante do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), falou sobre a importância do combate.

"A dengue sorotipo 2 não circula no Estado do Rio desde 2008. Então, quem nasceu após esse período não tem resistência à doença que vem em sua forma mais grave, a hemorrágica. De 2019 para cá, os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo vivem a pior epidemia na América Latina, com mais ou menos um milhão de casos. Por isso estamos nesse embate, para que não se propague mais", explica a profissional.

Também no Centro de Especialidades, durante a manhã, um profissional da Saúde entregou panfletos e anotou solicitações e reclamações, para que a prefeitura pudesse atuar de forma mais enfática nos pontos listados.

10 dicas para lembrar, 10 minutos para salvar

O Dia D contra o mosquito faz parte do projeto "10 Minutos Contra o Aedes aegyti", inspirado em uma estratégia de controle adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências (onde estão 95% dos focos), de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes.

Um dos pontos da atividade é alertar a população sobre a importância de redobrar os cuidados e eliminar a água parada da sua casa para o Aedes não se multiplicar. Principalmente após as chuvas, todo morador deverá vistoriar o seu quintal e verificar se não existe nenhuma água acumulada que servirá de possíveis criadouros de larvas do mosquito. Mais detalhes podem ser obtidos no site riocontraoaedes.com.br.

Confira, a seguir, algumas dicas para auxiliar o combate:


  • Caixas d´água, tonéis, galões, poços e barris bem vedados;

  • Calhas limpas;

  • Pneus sem água e em lugares cobertos;

  • Ralos limpos e com tela;

  • Bandejas de geladeiras e de ar-condicionado limpas e sem água;

  • Pratos de vasos de planta com areia até a borda;

  • Vasos sanitários, sem uso constante, fechados;

  • Baldes e garrafas virados com a boca para baixo;

  • Lixos e materiais para descarte dentro de sacos plásticos e bem vedados;

  • Piscinas e fontes sempre tratadas.


Fotos Relacionadas