Dia da Água nas escolas será marcado com conscientização

21/03/2019 12:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

Alunos aprenderão sobre a importância da preservação do ecossistema

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), alunos e professores das escolas da rede municipal realizarão atividades de reflexão sobre a importância do uso consciente da água, por meio de apresentação de murais, cartazes, músicas, poesias e trabalhos artísticos. Ainda neste dia pela manhã, 50 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) participarão da programação no Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto.

No Colégio Municipal Eraldo Mussi (Malvinas), alunos do primeiro e segundo ano de escolaridade, orientados pela professora Regina Aparecida Leite do Nascimento, estão fazendo um trabalho do uso da água, através de atividades escritas de fixação para casa. Na sexta-feira haverá apresentação de um mural com os trabalhos confeccionados pelos alunos durante esta semana.

Já no Colégio Municipal do Sana (Sana), começa o "Projeto Gaia", envolvendo alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que trata de práticas de sustentabilidade local. A equipe gestora e professores aproveitarão o Dia Mundial das Águas para desenvolver ações contra o desperdício de água e a favor da preservação do meio ambiente.

Na Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco (Jardim Sol Y Mar), a professora Carla Cardoso de Souza, do terceiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental, desenvolve roda de conversa com seus alunos sobre os impactos ambientais que tem acontecido no país. Ela vai destacar os cuidados em não se deixar água parada para a prevenção da dengue, entre outros assuntos.

"Estamos construindo um mural coletivo com imagens sobre o desperdício de água, o que tem surtido bastante efeito com a turma, tendo em vista que o projeto da escola fala sobre identidade e valores, e assim, com essas discussões, estamos construindo um cidadão crítico", destacou Carla.

História do Dia Mundial da Água - O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, data destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas.

Entre as ações que comemoram a data estão a conscientização para não se jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.