Dia da Matemática será celebrado em colégio no Frade nesta quinta

05/06/2018 14:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Criatividade e raciocínio lógico são estimulados em atividades que despertam o interesse pelos cálculos e números

O Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade, realiza nesta quinta-feira (6) atividades para comemorar o Dia da Matemática, com cerca de cem estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Serão desenvolvidas competições como xadrez, banco imobiliário e dama, além de apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos, bingo de tabuada, gincana com desafios e soluções de questões.

Em 6 de maio acontece a celebração do Dia da Matemática, em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro, Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan. Cerca de 150 alunos do curso de matemática da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) participaram da Semana Acadêmica, com destaque à data. A programação contou com a palestra “A beleza da matemática por meio da compreensão de fórmulas”, ministrada pelo professor Antônio Carlos Cunha de Melo.

Para reforçar o processo de ensino, está sendo trabalhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui a Educação Financeira nos currículos de ensino. Um exemplo é o livro “Aritmética da Emília”, de Monteiro Lobato. Macaé conta com 11 mil estudantes do sexto ao nono ano.

Laboratório incentiva estudo

Está em fase de implementação o Laboratório Municipal de Educação Matemática Estela Kaufman Fainguelernt, que cederá material para o colégio do Frade comemorar o Dia da Matemática. O espaço funcionará no Centro de Formação Carolina Garcia e será direcionado à formação continuada dos profissionais da educação e atendimento aos estudantes do primeiro ao nono ano e Ensino Médio, além de profissionais de ensino.

A coordenação geral do laboratório é da professora e doutora em Educação, Ana Maria Kaleff e a supervisão é da Coordenação de Matemática da Superintendência de Ensino Fundamental e Médio. A abertura da unidade é fruto da parceria entre o Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora de Matemática, Vanessa Arenari, a abertura do laboratório contribuirá para a melhoria do ensino, principalmente da geometria, e uma melhor preparação do profissional. “Serão apresentados materiais e estratégias que visam trabalhar as habilidades propostas pela BNCC”, destaca.

Competições - O ano letivo de 2017 foi marcado pela conquista de sete medalhas na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) por alunos de Macaé. Deste total, seis são de bronze e uma de prata. Além disso, a educação municipal também faturou cerca de 30 medalhas de menção honrosa. Do total de 25 escolas públicas do país, o Colégio Municipal Sana é o único representante da região, que será premiado ainda este ano, em virtude do desempenho dos alunos. A unidade ganhará medalha e um kit pedagógico.