Dia da Poesia é celebrado no museu

2019-11-01 10:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
adolescente em pé dentro de uma sala e uma homem a frente deles
Foto: Andréa Lisboa
Documentário sobre Drummond reuniu amantes da poesia

O Dia da Poesia, celebrado na quinta-feira (31), aniversário de Carlos Drummond de Andrade, foi comemorado pela Secretaria de Cultura com diversos eventos literários do PlusPoesia, ação que teve início no último dia 20, Dia do Poeta. O encerramento da programação aconteceu na noite de quinta, no Café Literário do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé. O encontro de poetas foi antecedido por sessão do ‘Cine Poema’, que apresentou ‘O último poema’, de Mirela Kruel (2015), com debate após a exibição.

Com imagens também poéticas, o documentário, com Janaina kremer, Ana Júlia Chiodi Alberti e Rodrigo Fiatt, abriu a noite com a história de Helena Maria Balbinot, professora do interior do Rio Grande do Sul, que se correspondeu durante 24 anos com o poeta modernista.

"A lei que institui o Dia Nacional da Poesia (13.131/2015) é uma homenagem a Drummond. À tarde, ministrei uma oficina drummondiana, no Ciep 455 Municipalizado Maringá, no bairro Campo do Oeste, para alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Eu deixo um conselho, especialmente aos estudantes aqui presentes: encontrem um companheiro de literatura, um poeta, para a jornada da vida", disse o coordenador dos projetos, Gerson Dudus.

O público do Café Literário foi formado por professores, amantes da poesia e estudantes de Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro.

Sobre o documentário, a professora aposentada Maria das Graças Oliveira destacou “A amizade entre Helena e Drummond transcende a própria poesia”. Também o técnico em Eletrônica, Marcos Mendes, destacou a amizade. “Ela é o mais importante. Achei maravilhoso e quero voltar nos próximos eventos”, frisou.

Além destas ações culturais, na manhã de quinta-feira, o professor Dudus acompanhou alunos da Escola Alfa em visita guiada pela ‘Adversa - Mostra de Poesia Visual Brasileira’, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro da cidade.

Metapoética e Carne da Era

Na noite de quarta- feira (30), Gerson Dudus mediou uma roda de conversa com os poetas Marcos Aurélio (Metapoética) e Savio Ribeiro (Carne da Era) que lançaram os seus livros e debateram com o público sobre poesia e criação.

"Tivemos um debate profundo que abrangeu a relação entre poesia e filosofia, poesia e música, poesia e política, poesia e intensidades. Passou também pela questão da letra de canção, do rap, do slam, da poesia banal e do banal na poesia, salientou o professor.

A plateia de quarta-feira (30), no Solar dos Mellos, foi formada majoritariamente por graduandos da Faculdade Salesiana de Macaé e por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Reid.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone 2759-5049. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Todos os eventos têm entrada franca.

Busca

Acesso Rápido

Destaque