Dia do Desafio: Educação Não Para oferece atividades esportivas online

27/05/2020 14:14:00 - Jornalista: Ellis Regina Nuffer

Foto: Arte

O Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, participa da 26ª edição do #DiadoDesafio, nesta quarta-feira (27), seguindo o protocolo do novo modelo de atividades físicas e esportivas digitais, devido à pandemia do coronavírus. As atividades são gratuitas e estão disponíveis no blog Educação Não Para no link http://educacaonaopara.com/?cat=350.

Os desafios ofertados são para pessoas de todas as idades que podem fazer em casa usando a Internet no seu tablet, computador ou celular. Você também pode baixar os conteúdos para assistir quando quiser. Há desafios de xadrez divertido, vídeo de ciclismo com professor mostrando como usar a bicicleta ergométrica na quarentena, percussão corporal com música, entre outros. Há também desafio para crianças de 2 a 4 anos de idade com exercício de coordenação motora podendo ser adaptado para crianças maiores usando apenas dois baldes e algumas bolas de soprar.

O objetivo do Cemaes é contribuir para que as pessoas tenham saúde e exercitem o corpo e a mente. O órgão trabalha para assegurar recursos e serviços educacionais especializados no apoio complementar aos alunos da rede pública municipal de ensino de Macaé, mas o atendimento presencial está suspenso por conta da pandemia.

O Cemeaes atende alunos encaminhados pelas unidades de ensino e pela equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva que tenham algum tipo de deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, bem como aqueles que apresentam transtornos funcionais específicos de aprendizagem, emocionais e de comportamento da infância e adolescência.

A equipe é multidisciplinar com apoio pedagógico, psicologia, fonoaudiologia, oficina do corpo, atividades esportivas e rítmicas, além dos desafios. O Cemeaes oferece quatro unidades de atendimento no município, incluindo uma na região serrana: Centro, Barra de Macaé, Aeroporto e no distrito de Córrego do Ouro.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial para que todos se movimentem pela saúde e envolve a participação de vários países. Macaé é uma das cidades brasileiras participantes todos os anos. O evento é coordenado mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa) e pelo Sesc São Paulo no continente americano com apoio institucional da International Sport and Culture Association (Isca) e da Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco), agência especializada do Sistema ONU.