Dia Mundial da Água é comemorado

22/03/2017 16:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Cuidado com o Rio Macaé e a importância do reflorestamento foram abordados

O Dia Mundial da Água foi marcado nesta quarta-feira (22), em Macaé, na Praça Washington Luiz, por uma programação especial. O público teve a oportunidade de obter informações sobre a importância e os cuidados com os recursos hídricos, nos estandes que foram montados com foco no tema. Foi apresentado o trabalho realizado no município para a conservação de rios, lagos e mares e para a conscientização da população.

A ação, organizada pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, também tem como objetivo destacar a educação ambiental. O secretário da pasta, Gerson Martins, pontuou a importância da conscientização para a preservação das águas. "Essa semana é voltada para reflexão. O cuidado com os recursos hídricos, a reutilização e a captação devem ser lembrados com atenção. O consumo de água deve ser alvo de preocupação constante em virtude da poluição de rios, mares e mangues. Temos que refletir sobre o mundo que queremos", destacou.

Durante a programação, alunos, moradores da área central e outros visitantes conheceram o trabalho da Guarda Ambiental, que distribuiu mudas para aqueles que apontaram atitudes que devem ser mudadas no meio ambiente. A equipe também apresentou réplicas de materiais apreendidos e utilizados por caçadores, além do trabalho de educação ambiental que acontece em escolas, associações, empresas e instituições. Uma das abordagens principais é o cuidado com o Rio Macaé e a importância do reflorestamento.

Educação participa de Semana das Águas

O aluno do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Bruno Ribeiro, foi um dos participantes. O estudante da unidade do Miramar fez questão de prestar atenção nos estandes da Agenda 21, que distribuiu materiais. A superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, afirmou que a Semana das Águas é trabalhada nas escolas nas mais variadas vertentes. "O cuidado com a água faz parte da formação da cidadania dos nossos alunos", explica.

A equipe "Todos contra Dengue" distribuiu folderes sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A musicalidade ficou por conta da banda da Secretaria de Educação e contação de história do grupo HistoriArte da rede municipal. A ação contou ainda com a participação dos alunos das unidades municipais Amil Tanos (Morro de Santana) e do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro).

SABÃO - A Praça Washington Luiz também recebeu apresentação da oficina de arte "Promovendo e Produzindo", do "Produzindo Autonomia", feita pelos alunos do Ancyra Gonçalves Pimentel. No trabalho, os alunos transformam o óleo de cozinha, que é descartado pelos moradores do bairro e proximidades, em sabão em barra, líquido e pastoso, além de vela decorativa com essências diversificadas.

Já os integrantes da oficina de artesanato "Reciclar coisas, resgatar pessoas", desenvolvida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), comercializaram produtos recicláveis como bolsas e pastas.

HORTA INTELIGENTE - Além do sabão, outros alunos que se dedicam ao programa de Robótica-Inovareaprender mostraram o projeto "Horta Inteligente". Com conceitos básicos de eletrônica e mecânica, eles destacaram a atividade, que aborda a irrigação controlada e a prevenção ao desperdício de água no próprio espaço escolar e nas casas dos alunos.


Fotos Relacionadas