Dia Mundial da Saúde é lembrado com ação no Cias

05/04/2018 12:13:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Ações como verificação da pressão arterial e orientação nutricional continuam nesta sexta

A Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância e Saúde, realiza até sexta-feira (06), ações no Centro Integrado de Administração à Saúde (Cias). O objetivo é lembrar o Dia Mundial de Saúde (07 de abril) com diagnóstico, orientação nutricional, além da verificação da pressão arterial destinados aos servidores que trabalham no local.

De acordo com informações da gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, as ações foram iniciadas na quarta-feira (04) e prosseguem nesta quinta-feira (05), sempre de 8h às 12h. "Acreditamos que é preciso incrementar a promoção da saúde do servidor do Cias, para que ele possa também cuidar do outro e não adoecer", ressaltou.

Ela explicou que o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema escolhido para este ano foi "Saúde para todos".

O servidor Rafael Castro, que trabalha no setor de "Saúde do Trabalhador", disse que ficou surpreso com o seu resultado de glicemia, que indicou uma pequena alteração. "Eu mesmo não sabia, pois procuro praticar exercícios físicos mas, segundo orientação que recebi das profissionais, devo procurar uma nutricionista", contou.

Já a servidora Jorgina Mendes, que trabalha no protocolo do Cias, disse que achou a iniciativa muito boa e que deveria acontecer mais vezes. "Nós cuidamos tanto dos outros e, com essa ação, temos a oportunidade de cuidar mais de nossa saúde", ressaltou.

Além dessas avaliações, as ações contaram nesta quinta com a meditação "liberando o estresse no dia a dia" e em seguida a palestra "Como aperfeiçoar nossos hábitos alimentares".

Segundo informações da gerente de Vigilância em Saúde, no Cias trabalham em média 200 servidores e a intenção é estender em breve essa iniciativa em outros centros de administração pública municipal.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948 para alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.


Fotos Relacionadas