Diálogos sobre Direitos Humanos e Resistências é realizado no CCI

10/12/2019 15:16:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

A roda de conversa lembrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, por meio das coordenadorias de Políticas para as Mulheres, Políticas Sociais, Igualdade e Acessibilidade, realizou na manhã desta terça-feira (10), roda de conversa no Centro de Convivência do Idoso (CCI), para promover diálogo e buscar caminhos e soluções na garantia dos Direitos Humanos. O encontro serviu também para integrar todas as coordenadorias da secretaria, que tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolvem, bem como lembrar do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

No início do encontro, foi exibido um filme que provocou uma reflexão entre os participantes sobre Direitos Humanos. O assassinato da vereadora Marielle Franco também foi abordado no vídeo, com destaque sobre a importância de se conseguir mobilizar a sociedade na garantia dos direitos.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, assinala que é muito importante disseminar informações sobre Direitos Humanos em todos os setores.

"Queremos realizar esses encontros constantemente para promover diálogo, buscar caminhos e soluções. Vamos aproveitar a oportunidade e falar sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos", explicou.

O coordenador de Acessibilidade, Valdo Rangel, ressaltou que a luta pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência é árdua.

"Temos que 'brigar' por Políticas Públicas que possam garantir a melhoria da acessibilidade da pessoa com deficiência, proporcionando a inclusão delas na sociedade. Uma das dificuldades passada por nós é com relação ao acesso às lojas no comércio macaense que não estão preparadas para receber, por exemplo, cadeirantes. Não existem rampas e os banheiros não estão adaptados como deveriam", comentou.

Já o coordenador Políticas Sociais e Igualdade, Luiz Ricardo Martins, frisou que os Direitos Humanos são para todos. "A questão é que não se consegue chegar a um consenso e o ideal é difundir a igualdade social e essa roda de conversa é muito importante para mostrar o que cada um faz e pensa sobre o assunto", disse.

A intenção do grupo é realizar rodas de conversas frequentemente para abordar assuntos da atualidade, promovendo a integração entre as coordenadorias dos diversos setores da prefeitura.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres poderão ser obtidas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que funciona na Rua São João, 33, ao lado da 123ª Delegacia Legal. Telefone 2796-1045. Já as coordenadorias de Políticas Sociais, Igualdade e Acessibilidade funcionam no Centro de Convivência do Idoso, que fica na Estrada do Caminho, s/n, Ajuda de Baixo.


Fotos Relacionadas