Eco cidadão e Comdec participam de ação para preservar Rio Macaé

18/01/2006 16:55:28 - Jornalista: Catarina Brust

O Programa Eco-Cidadão, em parceria com a prefeitura de Macaé, El Paso e a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), realizou o terceiro dia de mobilização do projeto Preservar o rio Macaé-Ação de Todos. O evento aconteceu nesta quarta-feira (18), na praça do Botafogo, com distribuição de folhetos e brindes para conscientizar a população sobre a importância do rio e das águas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) participou da ação. Na próxima quarta (25), o evento vai acontecer nas Malvinas, das 14h às 16h.

O projeto foi lançado no dia nove de dezembro na Escola de Pescadores, mobilizando educadores, lideranças e estudantes na campanha pela preservação do rio Macaé e das águas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 46% da água no Brasil é desperdiçada.

- A água é vital e insubstituível. A questão é mais grave porque a água não é eqüitativamente distribuída. A ONU divulga que 86% da água potável no mundo, é consumida por menos de um bilhão de pessoas. O restante sofre com a escassez ou consome água que não é tratada – informou Marielza Horta, coordenadora geral do Programa Eco-Cidadão enquanto explicava às crianças do bairro a importância de preservar o rio e a não desperdiçarem água.

Numa segunda fase, o projeto Presevar o rio Macaé-Ação de Todos vai ser desenvolvido nas escolas que funcionam dentro dessas comunidades. Vai ser criado um conselho composto por estudantes e vão ser realizadas palestras técnicas e concurso de frases sobre o rio.

Nascida no Botafogo há 46 anos atrás, Alciléia do Monteserrat Silva, pensionista, gostou da idéia do projeto. Segundo ela, a população ribeirinha sofre com o lixo que é jogado no rio Macaé. “Em 98 a enchente foi terrível, a água chegou a altura da minha janela e tinha até onda. Eu não jogo lixo no rio para depois isso não acontecer”, disse.

A Comdec participa do evento distribuindo cartilhas para evitar o desperdício de água, elaboradas pelo Sesi-RJ, e também entregando folhetos para a população saber agir em casos de emergência, vendaval e alagamentos. Os moradores também são alertados a não jogar lixo no rio, o que pode causar alagamentos trazendo transtornos para toda uma comunidade.