Economia para os pescadores de Macaé

11/05/2005 14:40:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Secretaria Nacional de Agricultura e Pesca inaugura nesta quinta-feira, dia 12, o primeiro posto de abastecimento de embarcações de pesca artesanal da região, no cais do Mercado Municipal de Peixes. Na ocasião, estará presente o secretário de Estado Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch. A inauguração está marcada para às 9h.

Os pescadores macaenses terão uma economia significativa de gastos com o consumo de óleo diesel. A mesma tecnologia utilizada pela Petrobras para medir o consumo de óleo diesel das embarcações que operam na Bacia de Campos será aplicada no sistema. A tecnologia, chamada pelos profissionais do setor de Controle Total de Frotas (CTF) é uma espécie de chip, que dará condições ao governo federal de subsidiar os pescadores artesanais, uma vez que possibilitará o controle de fornecimento de combustível e o repasse das informações.

O repasse será pago em dinheiro aos beneficiados através da abertura de conta no Banco do Brasil, vinculada ao Banco do Povo. Os pescadores macaenses só poderão receber a ajuda se suas embarcações estiverem legalizadas junto à Capitania dos Portos e se tiverem cadastro pessoal na Secretaria Nacional de Agricultura e Pesca.

A implantação deste projeto deve-se à parceria entre a Secretaria Nacional de Agricultura e Pesca, Petrobras, BR Distribuidora, o projeto Mosaico da Petrobras e a Colônia dos Pescadores. A prefeitura de Macaé também é parceira do projeto, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Logo após a inauguração será iniciada a fase de teste para avaliar a utilização do sistema. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Chico Machado, este é um projeto de incentivo à pesca artesanal, que refletirá na redução de custos em torno de 30% sobre o valor do óleo diesel pago hoje pelos pescadores, R$ 1,78 por litro. O Posto BR vai funcionar no cais da Cooperativa de Pesca de Macaé, no Mercado Municipal.