Ecotrupe faz apresentação no Rio de Janeiro

07/07/2005 13:43:58 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Na próxima quinta-feira, dia 14, às 19h, a Ecotrupe, da Fundação Macaé de Cultura, vai participar da solenidade “Balanço Social El Paso 2004”, no Rio de Janeiro. O evento será no Hall do prédio da entidade, na Avenida Pasteur, 154, na Urca . A Ecotrupe, cujo enfoque de atuação baseia-se em temas ecológicos, já recebeu apoio da multinacional e foi convidada para comandar o evento, inclusive com a apresentação da peça “Ilha Colônia Leocádia”, em defesa do manguesal em Macaé.

A El Paso vai fazer um balanço de suas ações sociais no Brasil, desde sua instalação em 2002. Na ocasião, estarão coordenando os dez atores da Ecotrupe, os professores de teatro Josias Amon e Elias Lago. O objetivo do grupo é conscientizar e formar multiplicadores, mobilizando a comunidade para as iniciativas de revitalização ambiental implantadas no município.

A Ecotrupe costuma fazer apresentações teatrais em praças, colégios, empresas particulares e privadas, em congressos e seminários, abordando a temática Segurança, Meio Ambiente e Saúde. “São animadores circenses ligados à Fundação Macaé de Cultura, participam da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, no curso de artes cênicas”, explica o coordenador do grupo, Josias Amon.

Dentre as conquistas do projeto Ecotrupe em Macaé está a inclusão social, cada ator recebe meio salário mínimo. São adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, de famílias de baixa renda. Através da arte, eles obtêm educação, formação e cultura, num trabalho intelectual que os livra das mazelas sociais como a violência e as drogas.