Prefeitura Municipal de Macaé

Educação: 90 educadores começam pós-graduação em Gestão Escolar

2018-02-09 09:48:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
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Foto: Arquivo Secom/João Barreto
Aulas da pós-graduação começam dia 21, às 8h, na Cidade Universitária

Noventa diretores, diretores adjuntos, professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Macaé iniciam as aulas da pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, no dia 21, às 8h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. A pós-graduação acontece em cumprimento à lei para eleição de diretores e é organizada de forma que o gestor compreenda, não apenas o modelo de gestão colegiada, participativa, mas também o enfoque nas pesquisas e atividades pedagógicas e teóricas das unidades de ensino.

O curso é organizado pela equipe da secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), em parceria com a secretaria Adjunta de Ensino Superior e a FeMASS e terá duração de um ano e 10 meses, sendo concluído em 2019, com um total de 360 horas/aulas e 89 encontros presenciais. As aulas serão ministradas por professores, mestres e doutores, sendo boa parte da rede municipal de ensino e parceiros, como a Faculdade Salesiana, além da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, que emitirá os certificados de conclusão do curso. Inês Barreto coordena o programa da pós junto com as professoras Cremilda Barreto Couto e Regina Célia Santos Nascimento.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a seleção dos candidatos foi feita por meio de inscrições online encerradas no dia primeiro. Os critérios para garantir a vaga foram por ordem de inscrição, estando o candidato na direção geral ou adjunta de uma unidade escolar municipal em 2018, ser professor, orientador pedagógico ou professor orientador de uma unidade escolar municipal em 2018, e ser professor da rede municipal com pretensões de candidatura à Gestão Escolar na próxima eleição para diretores. Em todos os casos o candidato não pode ter pós-graduação em Gestão.

O conteúdo programático do curso contempla ainda discussões teóricas, práticas e pré-bancas até o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) que será construído ao longo da pós. A ideia é que haja troca de experiência entre os gestores para que possam aplicar nas escolas o que for apresentado em sala de aula e levar os resultados para discussões nas aulas seguintes.

Educação compartilhada

Com a pós, mais do que só cumprir a lei, a meta é uma nova educação que requer a presença do gestor escolar responsável por planejar as atividades da escola, liderar equipes multifuncionais e implementar ações para a construção do ensino-aprendizagem no contexto das reais necessidades da escola na comunidade em que está inserida. Vencer os desafios com trabalho e planejamento é uma das questões fundamentais da especialização.

O trabalho também deve ser feito junto aos pais, alunos e profissionais, mobilizando a sociedade, e ainda com troca de experiências entre os gestores de outras unidades para uma política educacional compartilhada de fato como pretende a Educação municipal.

Os pós-graduandos serão avaliados com ênfase nas seguintes disciplinas: Entre o Público e o Privado; Gestão Pública Educacional; Gestão de Qualidade ou Qualidade na Gestão?; Planejamento Sistêmico:Relações-Processo-Resultado; Escola – Violência – Diversidade Social; Gestão de Pessoas; Pesquisa e Gestão: O Papel Administrativo-Pedagógico do Gestor; Identidade de Escola: História e Memória; Educação e Tecnologias no Espaço Escolar; Importância da Comunicação Interna; Eu e a Escola; projeto e trabalho final.

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