Educação abre inscrições para a Semana Pedagógica

11/03/2020 09:35:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Programação será de 16 a 20, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho

Estão abertas as inscrições para a Semana Pedagógica, que abordará o tema “Construindo Saber e Conhecimento para a Macaé do Futuro”, de 16 a 20 deste mês (de segunda a sexta-feira), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no bairro São José do Barreto. A realização é da Secretaria Municipal de Educação e, para participar, os interessados devem se inscrever no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), parceira no evento, no seguinte link https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/semana-pedagogica. As inscrições são gratuitas.

A Semana Pedagógica é voltada para os profissionais da Educação Básica e trará a Macaé seis nomes renomados na área. Os palestrantes serão Júlio Cesar Furtado dos Santos, José Pacheco, Hamilton Werneck, Celso Vasconcelos, Viviane Mosé e Marta Pires Relvas.

“É importante a participação dos profissionais para ampliar o Saber e o Conhecimento na área. A Semana Pedagógica foi preparada com todo cuidado, pensamos em cada detalhe, para abordar temas de interesse dos profissionais que atuam no cotidiano das nossas escolas. Já temos muitos inscritos e, com certeza, será um grande evento para discutirmos, juntos, os temas mais relevantes para a Educação de qualidade que Macaé sabe fazer tão bem e tem sido referência para outros municípios”, destacou o secretário de Educação, professor Guto Garcia.

Os palestrantes abordarão 12 temas, divididos por turmas de manhã, às 8h, e à tarde, às 13h, durante os cinco dias do evento, e também a partir das 17h30 na quarta (18) e quinta (19). Na abertura, segunda-feira (16), às 8h, Santos falará sobre “A Gestão da Sala de Aula: Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Significativa e Inclusiva"; na turma 2, às 13h, ele abordará “O Desenvolvimento das Competências Socioemocionais na Escola”.

A terça (17) começa com Pacheco falando, às 8h, sobre “Mitos, Utopias e Moscas”; e, às 13h, o tema será “Aprender em Comunidade”. Na quarta (18), Werneck falará sobre “O que é uma Escola Empreendedora?”, para a turma 5, às 8h; e, à tarde, às 13h, sobre “Professor, Acredite em seu Potencial Enquanto Ensina e Enquanto Avalia”. No mesmo dia, os trabalhos da turma 7 começam às 17h30 com Vasconcelos falando sobre “Inovação e Gestão Escolar: Desafios e Aprendizagens”.

No dia seguinte, quinta (19), quarto dia da Semana, Vasconcelos abre, às 8h, a turma 8, com “Currículos Híbridos e a Complexidade nos Processos Educacionais no Ensino Básico”; Mosé ministrará duas palestras, sendo, às 13h,“Boas Iniciativas na Educação Básica Pública Municipal: Inovação, Criatividade e Atitude na Sala de Aula Contemporânea” e, às 17h30, “Empreendedorismo na Prática Escolar”.

No último dia, sexta (20), o encerramento será com Relvas na turma 11 sobre “Que Cérebro é Esse que Chega à Escola?”, às 8h; e, na turma 12, “A Brincadeira como Contexto na Aprendizagem Significativa”, com início às 13h.


Fotos Relacionadas